pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Angola – TAAG implementa programas de formação intensiva

“TAAG Corporate Academy”
Cidade de Luanda

«A Transportadora Aérea Angolana (TAAG) perspectiva, para os próximos anos, a criação de uma academia de aviação civil, para a formação de pilotos e de funcionários que lidam com o público, anunciou hoje, em Luanda, o administrador executivo da companhia, Rui Carreira.
Ao falar numa conferência de imprensa, com o propósito de apresentar o resultado do processo de refundação em curso desde 2008, o gestor adiantou ser também um dos desafios da empresa, para os próximos anos, a implementação de um plano que prevê o contínuo desenvolvimento de capacidades técnicas, nas áreas de manutenção, operações de terra, medicina aeronáutica avançada, através de programas de formação intensiva.
Para o alcance destes objectivos, que visam tornar a empresa numa companhia de excelência no sector, salientou que o referido plano será implementado em quatro dimensões, nomeadamente, crescimento, cliente, controlo e capacitação.
Na vertente de crescimento, segundo o administrador, a TAAG vai procurar aumentar a densidade de ligações nacionais, visando contribuir, de forma decisiva, para a coesão nacional e desenvolvimento provincial, assim como a apostar em ligações regionais-chave, reforçando o posicionamento da companhia no espaço da África Subsariana, o lançamento selectivo de novos destinos intercontinentais e a consequente transformação da companhia em líder da região.
Na dimensão cliente, explicou, a companhia lançou um ambicioso programa para transformação do serviço prestado em todos os momentos de contacto dos passageiros com a empresa, desde as lojas à interacção à bordo. A implementação do programa passa por assegurar maior orientação dos colaboradores para o cliente e pela definição e controlo cuidadoso dos padrões dos seus serviços.
Referiu que estas mudanças serão complementadas por um rejuvenescimento da imagem da companhia, estando, por isso, planeadas novas lojas e melhorias das actuais, novos uniformes e materiais de serviço a bordo.
No domínio do controlo, afirmou que a empresa iniciou este ano (2013) um esforço de fiabilização dos seus processos financeiros e de suporte, que permita atingir os níveis de controlo já atingidos noutras áreas, como a operacional. Para esse fim, a companhia iniciou o caminho que levará à certificação ISO9001 de todas as funções chave e que integrará toda a actividade da Companhia no IAMS (Integrated Airline Management System).
No tocante à capacitação, informou que a TAAG reconhece que opera numa indústria altamente sofisticada e competitiva, onde a qualidade, competências e motivação dos recursos humanos é a chave para o sucesso. Nesse sentido, a companhia elegeu como prioridades a formação dos seus quadros.
Sublinhou que, além de um plano de formação alargado de todos os colaboradores, que permitiu atingir quase 5000 horas de formação em 2012, foi lançado o “TAAG Corporate Academy”, um inovador programa interno de desenvolvimento e gestão de talento, destinado aos jovens quadros da companhia.
Esta iniciativa tem por objectivo identificar e formar os futuros líderes da TAAG.
Devido aos problemas na gestão da empresa, o Conselho de Ministros orientou em 2007 a refundação da companhia aérea de bandeira.»

artigo publicado na página de internet “Angola Press”
(15 Março 2013)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«A privatização das Linhas Aéreas de Angola (TAAG) será feita de forma gradual, havendo em primeiro lugar que criar condições adequadas e atractivas ao investimento privado, ...