pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Angola – TAAG implementa programas de formação intensiva

“TAAG Corporate Academy”
Cidade de Luanda

«A Transportadora Aérea Angolana (TAAG) perspectiva, para os próximos anos, a criação de uma academia de aviação civil, para a formação de pilotos e de funcionários que lidam com o público, anunciou hoje, em Luanda, o administrador executivo da companhia, Rui Carreira.
Ao falar numa conferência de imprensa, com o propósito de apresentar o resultado do processo de refundação em curso desde 2008, o gestor adiantou ser também um dos desafios da empresa, para os próximos anos, a implementação de um plano que prevê o contínuo desenvolvimento de capacidades técnicas, nas áreas de manutenção, operações de terra, medicina aeronáutica avançada, através de programas de formação intensiva.
Para o alcance destes objectivos, que visam tornar a empresa numa companhia de excelência no sector, salientou que o referido plano será implementado em quatro dimensões, nomeadamente, crescimento, cliente, controlo e capacitação.
Na vertente de crescimento, segundo o administrador, a TAAG vai procurar aumentar a densidade de ligações nacionais, visando contribuir, de forma decisiva, para a coesão nacional e desenvolvimento provincial, assim como a apostar em ligações regionais-chave, reforçando o posicionamento da companhia no espaço da África Subsariana, o lançamento selectivo de novos destinos intercontinentais e a consequente transformação da companhia em líder da região.
Na dimensão cliente, explicou, a companhia lançou um ambicioso programa para transformação do serviço prestado em todos os momentos de contacto dos passageiros com a empresa, desde as lojas à interacção à bordo. A implementação do programa passa por assegurar maior orientação dos colaboradores para o cliente e pela definição e controlo cuidadoso dos padrões dos seus serviços.
Referiu que estas mudanças serão complementadas por um rejuvenescimento da imagem da companhia, estando, por isso, planeadas novas lojas e melhorias das actuais, novos uniformes e materiais de serviço a bordo.
No domínio do controlo, afirmou que a empresa iniciou este ano (2013) um esforço de fiabilização dos seus processos financeiros e de suporte, que permita atingir os níveis de controlo já atingidos noutras áreas, como a operacional. Para esse fim, a companhia iniciou o caminho que levará à certificação ISO9001 de todas as funções chave e que integrará toda a actividade da Companhia no IAMS (Integrated Airline Management System).
No tocante à capacitação, informou que a TAAG reconhece que opera numa indústria altamente sofisticada e competitiva, onde a qualidade, competências e motivação dos recursos humanos é a chave para o sucesso. Nesse sentido, a companhia elegeu como prioridades a formação dos seus quadros.
Sublinhou que, além de um plano de formação alargado de todos os colaboradores, que permitiu atingir quase 5000 horas de formação em 2012, foi lançado o “TAAG Corporate Academy”, um inovador programa interno de desenvolvimento e gestão de talento, destinado aos jovens quadros da companhia.
Esta iniciativa tem por objectivo identificar e formar os futuros líderes da TAAG.
Devido aos problemas na gestão da empresa, o Conselho de Ministros orientou em 2007 a refundação da companhia aérea de bandeira.»

artigo publicado na página de internet “Angola Press”
(15 Março 2013)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«Identificar jovens recém-formados para funções-chave e assegurar o crescimento do negócio são os objetivos da OGMA com a promoção da 5.ª edição do Programa Trainee, uma iniciativa anual que ...