pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Assistência em escala da Groundforce no Aeroporto do Porto em risco

Despedimento / Encerramento
nw-Groundforce

«A escala do Porto da Groundforce, empresa de handling (assistência em escala) da TAP e do grupo Urbanos, está em risco. Guilhermino Rodrigues, novo presidente da empresa, deslocou-se ontem ao Porto para comunicar que “em virtude da escala ser deficitária a nível financeiro, seria necessário reduzir o número de trabalhadores entre 40% a 50% (ou seja, cerca de 180 a 200 Trabalhadores)”, revela a Comissão de Trabalhadores (CT) da Groundforce, em carta aberta à administração.
“Segundo a administração da empresa seria necessário que esses trabalhadores se deslocassem para a escala de Lisboa, caso contrário, a empresa seria obrigada a levar a cabo o encerramento da escala do Porto até ao final do ano”, adianta.
A CT fala em clima de preocupação elevado e lamenta que o processo esteja a decorrer “totalmente a margem da comissão de trabalhadores, sem que tenha havido até ao momento qualquer comunicação por parte da empresa sobre as suas intenções, o que representa um atropelo claro à lei, como já ocorrera no processo de encerramento da escala de Faro, onde a comunicação do ato consumado foi feita à posteriori e de forma indireta”.
A escala de Faro foi encerrada em dezembro de 2010 e levou ao despedimento de cerca de 300 pessoas.
Fonte oficial da empresa garante que o fecho da operação não está em causa. O que está a ser promovido é um programa de mobilidade interna, afirma a mesma fonte.»

Margarida Fiúza, texto publicado na página de internet “Expresso”
(21 Março 2013)

 

 

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

O Presidente da República promulgou o diploma do Governo que estabelece a prorrogação excecional das atuais licenças de assistência em escala atribuídas nos aeroportos de Lisboa, do Porto e de Faro, até ...