pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Beijing sobe a 2º aeroporto mundial

Atlanta_3

Atlanta lidera com 89 milhões de passageiros
Com 73 milhões de passageiros em 2010, o aeroporto internacional da capital chinesa ultrapassou Heathrow em Londres e Chicago nos Estados Unidos. Xangai foi o que mais cresceu no ano passado
O aeroporto internacional de Beijing subiu ao 2º lugar mundial em movimento de passageiros (internacionais e domésticos) em 2010, com 73 milhões, classificando-se logo a seguir a Atlanta, nos Estados Unidos, que lidera, folgadamente, com 89 milhões de passageiros, segundo o relatório preliminar de balanço anual Preliminary World Airport Traffic 2010 Passenger traffic up 6.3%; Cargo up 15.2% divulgado pela Airports Council International.
O aeroporto da capital chinesa ultrapassou o aeroporto de Heathrow, em Londres, e o de Chicago, nos EUA. No grupo do topo, o aeroporto de Heathrow, em Londres, baixou da 2ª posição para a 4ª, com um decréscimo de passageiros em 2010.
No TOP 15 de tráfego de passageiros (internacionais e domésticos), os EUA dominam com 6 aeroportos (Atlanta, Chicago, Los Angeles, Dallas, Denver e JFK de Nova Iorque). A Europa conta com Heathrow (Londres), em 4º lugar, Charles-de-Gaulle (em Paris) em 7º, Frankfurt em 9º, Madrid em 12º e Amesterdão em 15º. A Ásia conta com 3 aeroportos (Beijing, Tóquio e Hong Kong) e o Médio Oriente com o aeroporto do Dubai.

Os cinco aeroportos que mais viram crescer o seu tráfego de passageiros no ano passado estiveram localizados na Ásia e Médio Oriente: Xangai, que liderou, com um crescimento de 27%, seguido de Jacarta, a capital indonésia, com um aumento de 18%, Dubai, Beijing e Singapura.

Hong Kong lidera na carga
Na carga, Hong Kong lidera, seguido de Memphis (Estados Unidos), Xangai (China), Incheon (Coreia do Sul) e Anchorage (no Alasca). Os aeroportos do Pacífico dominam claramente o grupo de topo. Na Europa, o aeroporto com maior movimento de carga é o de Charles-de-Gaulle, em Paris, que se posiciona em 6º lugar, logo seguido de Frankfurt, na Alemanha.

O número de passageiros – em voos domésticos e internacionais – atingiu, no ano passado, 4,6 mil milhões, ou seja o equivalente a 67% da população mundial, implicando um aumento de 6,3% em relação ao ano anterior.
Quanto ao movimento em voos internacionais, este relatório preliminar, baseado em 906 aeroportos, revelou um crescimento de 7,5% no tráfego de passageiros internacionais e de 20,5% na carga internacional em 2010. O número de passageiros internacionais atingiu, no ano passado, cerca de 2 mil milhões, ou seja o equivalente a 29% da população mundial. Mais de metade destes passageiros internacionais passam por aeroportos europeus.
O relatório definitivo será publicado em julho, com base nos movimentos de 1300 aeroportos em todo o mundo.

Jorge Nascimento Rodrigues, adaptação do texto publicado no jornal “Exame Expresso”
(20 Março 2011)

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«Depois de décadas na lista dos aeroportos com mais tráfego, Heathrow perdeu a liderança para o hub do Dubai, por onde passaram, em 2014, 70,5 milhões de passageiros. Um crescimento de 6,1% em ...