pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Beja: Aeroporto pode custar mais 39 milhões de euros

Presidente da EDAB diz que "é mentira"

«Aeroporto de Beja já custou 35 milhões de euros, a Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB) prevê gastar mais 39 milhões até 2020 e não tem data para abrir, diz notícia do jornal “Sol”. José Ernesto Queiroz, presidente do Conselho de Administração da EDAB, garante que “é tudo mentira”.
Auditoria do Tribunal de Contas (TC) concluiu que o “Aeroporto de Beja já custou 35 milhões de euros, mais 2 milhões do que os 33 previstos inicialmente, e que o Estado arrisca-se a gastar 74 milhões até 2020, ou seja, mais 39 milhões, numa obra que não tem sequer data marcada de abertura”, assegura a notícia publicada pela última edição do jornal “Sol”.
Em declarações à Voz da Planície, José Ernesto Queiroz, presidente do Conselho de Administração da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB), garante que nesta notícia pode encontrar-se “uma sequência de mentiras”. Na derrapagem de 35 milhões de euros, para os mais 39 milhões apontados pelo TC, José Ernesto Queiroz diz que “essa questão só se colocaria se fosse construída a parte do terreno que a EDAB adquiriu e que não tem qualquer edificação, se tivessem de ser feitas obras dentro da Base Aérea, ou reconstruída a pista. Hipóteses que foram apontadas ao TC para um cenário a 20 anos e não para o imediato”.
Quanto às criticas apontadas à falta de acessibilidades, o presidente do Conselho de Administração da EDAB recorda que se “trata de uma responsabilidade do Governo” e no caso da falta de certificação do Instituto Nacional de Aviação Civil, lembra que “é um processo que está a cargo da ANA – Aeroportos de Portugal”.
Sobre a data de inauguração do aeroporto de Beja, José Ernesto Queiroz frisou que a indicação da mesma “é uma responsabilidade que cabe ao Governo”

Ana Elias de Freitas, artigo publicado na página de internet “Rádio Voz da Planície
(15 Novembro 2010)


Artigos relacionados

Mais em Notícias (248º de 779 artigos)
Aeroporto_Beja

«Na reunião de hoje da assembleia-geral da EDAB, “foram tomadas todas as decisões” que vão permitir extinguir a empresa “até ao final deste mês”, disse à agência Lusa o ...