pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Beja – “ficou sem efeito” a operação de 31 voos “charter” entre Dusseldorf e Beja

«A operação de 31 voos “charter” prevista para este ano entre os aeroportos de Dusseldorf e Beja, para transportar turistas da Alemanha para o Alentejo, só deverá realizar-se em 2013, avançou hoje à Lusa um responsável do projeto.
A operação, que deveria realizar-se entre 15 de abril e 18 de novembro e ser efetuada pelo operador turístico alemão Olimar em parceria com o Grupo Vila Vita, “ficou sem efeito”, disse o presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), Vítor Silva.
Segundo o responsável, a operação, que envolvia também a ARPTA e a ANA – Aeroportos de Portugal, “ficou sem efeito”, porque “não foi possível encontrar um avião dentro do prazo que o Grupo Vila Vita tinha estabelecido para fechar o acordo”.
O avião foi encontrado “mais tarde”, mas o Vila Vita “já tinha estabelecido as rotas” da operação para o aeroporto de Faro, explicou.
No entanto, adiantou, o Vila Vita e o Olimar, com o apoio da ARPTA e da ANA, “já fecharam um acordo verbal” para a realização da operação entre os aeroportos de Dusseldorf e Beja em 2013.
“Se as coisas correram normalmente”, já que o acordo entre o Vila Vita e o Olimar é “apenas de natureza verbal”, a operação entre Dusseldorf e Beja “será praticamente viabilizada, mas só para o ano”, sublinhou.
O Olimar iria fretar o avião e comercializar 36 dos 86 lugares de cada voo da operação e os restantes 50 lugares disponíveis seriam ocupados por funcionários do Grupo Vila Vita.
Entretanto, o Vila Vita deverá realizar nos meses de “março e, sobretudo, abril” uma operação de “oito” voos “charter” entre “vários aeroportos alemães” e o de Beja para transportar “cerca de mil” funcionários do grupo até Portugal, adiantou à Lusa o responsável pela infraestrutura aeroportuária alentejana, Pedro Beja Neves, da ANA.
Segundo Pedro Beja Neves, a operação será semelhante à que foi realizada pelo Vila Vita durante os meses de outubro e novembro do ano passado e entre o aeroporto alemão de Estugarda e o de Beja.
A operação incluiu oito voos “charter”, que serviram para transportar até Portugal funcionários do Vila Vita e que passarem vários dias nas duas unidades hoteleiras do grupo, uma no Alentejo e outra no Algarve.
Vítor Silva disse ainda à Lusa que, “até ao momento, não está garantida” a realização de uma nova operação de voos “charter” semanais entre Londres e Beja durante este ano.
O operador turístico britânico Sunvil mostrou-se “interessado” em realizar uma nova operação entre Londres e Beja este ano e semelhante à que promoveu entre maio e outubro de 2011, mas há “muitas dificuldades em se encontrar um avião”, explicou Vítor Silva.
A empresa que prestou o serviço no ano passado, a BMI, “foi comprada pela British Airways, que não disponibiliza os aviões para voos ´charter`”, explicou.»

artigo publicado na página de internet “Rtp Noticias
(28 Fevereiro 2012)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)
Aeroporto de Beja

«Com cerca de 20 minutos de avanço em relação à hora prevista, chegou nesta segunda-feira às 9h55 ao aeroporto de Beja o primeiro dos voos charter semanais que vão decorrer até Outubro, entre Paris ...