pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Brasil – aeroporto 20 de Setembro será um dos maiores aeroportos do mundo

«O Vale do Caí precisa acordar para um fato que irá mudar profundamente a sua situação económica. Um dos maiores aeroportos do mundo será construído na região e os municípios do Vale precisam acompanhar o projeto para que os seus interesses não sejam esquecidos.
O novo aeroporto será construído na região metropolitana de Porto Alegre, para desafogar o Aeroporto Salgado Filho. E não será um aeroporto comum. Ao contrário do Salgado Filho, que está cercado pela cidade e não tem condições de se expandir, o aeroporto projetado será construído numa área muito ampla e será um superaeroporto. Um dos maiores do mundo.
Ali pousarão, além dos maiores aviões de passageiros existentes, também os gigantescos aviões cargueiros. Esses aviões já existem e maiores ainda serão fabricados, mas um aeroporto como o Salgado Filho jamais poderá receber modelos desse porte. Uma aeronave dessas, estando carregada, precisa de pistas muito longas para aterrar ou descolar.
A vantagem é que, com capacidade para transportar enorme volume e peso de cargas, os super aviões proporcionam redução no custo do frete. A região poderá vender seus produtos em qualquer lugar do mundo.

No vale do Caí
Já foi escolhida uma área para a implantação do novo aeroporto, que deverá se chamar 20 de Setembro.
Ela fica no Vale do Caí, entre os municípios de Portão, Nova Santa Rita e Capela de Santana. Três ex-ditritos de São Sebastião do Caí. Nova Santa Rita e Capela ficam às margens do rio Caí e a parte de Portão que fica próxima ao futuro aeroporto faz parte da bacia hidrográfica do rio Caí. Os municípios de Portão e Capela integram a Associção dos Municípios do Vale do Caí.
O aeroporto ficará a 10 quilómetros, em linha reta, da cidade de Capela de Santana, a 15 de Montenegro e a 20 do Caí. O aeroporto ficará a 18 quilómetros de Porto Alegre (Arena do Grémio), utilizando a larga e moderna rodovia do Parque. Talvez seja mais rápido chegar lá do que no Salgado Filho, enfrentando ruas e estradas congestionadas.

Parte: 1 2

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

A construção do aeroporto de Santo Antão, em Porto Novo, continua a ser uma das prioridades do governo de Cabo Verde para a ilha. É importante que nós tenhamos em todas as ilhas boas infraestruturas ...