pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Brasil – Aeroporto 20 de Setembro será uma revolução na logística

O aeroporto ficará a 25 quilómetros de Porto Alegre e bem mais perto de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caí e Montenegro. Ficará muito acessível, também, para as regiões da Serra Gaúcha e do Vale do Taquari.
O secretário Beto Albuquerque entregou ao presidente da Infraero documentação com informações relativas a área proposta para a instalação do 20 de Setembro, que fica entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão, ao lado da BR-386 e da futura BR-448 (Rodovia do Parque).
O terreno de 2.500 hectares foi decretado de utilidade pública em setembro de 2011 pelos prefeitos dos dois municípios para a construção do futuro empreendimento.
Com esta ampla área será possível implantar duas pistas paralelas, com 3.200 metros de extensão, que permitirão a operação dos maiores aviões do mundo, com suas cargas máximas. Com isso, o mundo inteiro ficará próximo da grande Porto Alegre e dos vales do Caí e dos Sinos.
Será possível vender, por exemplo, peixe fresco produzidos em açudes da região e vendê-los frescos para restaurantes de Nova York, Paris ou Tóquio.
Pode se imaginar o quanto este aeroporto irá favorecer o desenvolvimento da indústria e da produção rural do estado.
Principalmente nas regiões mais próximas ao aeroporto. Também aumentará muito a capacidade do estado, e da região, para atrair empresas.
O projeto do Aeroporto 20 de Setembro vem sendo defendido há décadas. O Grupo Editorial Sinos, principalmente através do seu diretor Mário Gusmão, teve relevante participação na defesa persistente desse objetivo. Agora, finalmente, aquilo que muitos consideravam um delírio pode se tornar realidade.

As principais características do novo aeroporto
Área estimada em 2,5 mil hectares, entre os municípios de Portão e Nova Santa Rita
Previsão de construção de duas pistas – uma de 3,2 mil metros e outra com 2,7 mil metros – mais longas que a atual do Salgado Filho
Condições para receber voos internacionais e atuar no transporte de cargas
Condições para receber até 30 milhões de passageiros por ano
Localização intermediária entre São Paulo e Buenos Aires
Terá condições para aterragens e descolagens com qualquer situação climática

adaptação do texto publicado na página de internet “Fato Novo”
(17 Março 2012)

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

Uma nova fábrica de componentes metálicos para o setor aeronáutico vai “nascer” em Évora, num projeto da empresa portuguesa Mecachrome Aeronáutica que envolve 30 milhões de euros de ...