pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Brasil – Aeroporto Industrial no Aeroporto Tancredo Neves é uma experiência inédita

Brasil Aeroporto Industrial

«O Aeroporto Industrial tem como objetivo ser um hub logístico multimodal no Brasil e na América Latina para empresas voltadas para a exportação, as quais dependem de cadeias de suprimento globais com base no modal aéreo para assegurar rapidez, agilidade e acessibilidade a fornecedores e consumidores.
O conceito de um aeroporto industrial considera que empresas lá instaladas trabalham em uma zona de neutralidade fiscal, sob regime de entreposto aduaneiro especial, sem ter que pagar impostos na importação de componentes. Os insumos importados, após passar pela alfândega, são diretamente transferidos às instalações e encaminhados para a linha de montagem. Os produtos finais são, da mesma forma, exportados sem pagamento de impostos. Similarmente, os componentes locais são livres de impostos no momento da compra, incorporados ao produto e então exportados. Somente no caso de produtos acabados serem vendidos no mercado doméstico, tarifas de importação e impostos locais serão aplicados, deferidos para a operação de venda.
O Aeroporto Industrial já foi homologado pela Secretaria da Receita Federal e está operando desde agosto de 2006, com a inauguração da empresa piloto Clamper, produtora de protetores contra sobretensões elétricas. Uma área de 46.000 m² está sendo preparada pra receber novos arrendatários.
O Centro de Manutenção de Aeronaves da GOL Linhas Aéreas já está operando desde Julho de 2006, o qual é um dos mais modernos no mundo para manutenção de aviões da Boeing.
A implementação do Aeroporto Industrial está sendo desenvolvida em parceria entre o Governo do Estado de Minas Gerais e a Infraero.»

artigo publicado na página de internet “Governo de Minas”

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«Em menos de seis meses, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (CNF), em Confins, assina contrato com a segunda empresa para se instalar no Aeroporto Industrial. ...