pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Opinião, Notícias

Brasil – Aeroportos como plataformas de crescimento económico

Cinco pontos considerados estratégicos

5. Reconhecer o potencial económico indutor dos aeroportos
“Reconhecidamente em muitos países e regiões, os aeroportos são importantes motores de desenvolvimento econômico nacional, regional e urbano, cumprindo uma função importante no crescimento econômico”, destaca o relatório. É com esse olhar que a consultoria recomenda que as concessionárias olhem para os aeroportos brasileiros. “[O aeroporto de] Schiphol é considerado o principal porto da economia holandesa, pelo seu papel como plataforma de comércio internacional”, exemplifica o relatório.
Para que isso aconteça no Brasil, é preciso que os gestores dos aeroportos, em conjunto com outros atores da indústria, do comércio e do governo, se articulem e façam planejamentos de longo prazo, segundo a consultoria. Estruturas como parques industriais, conjuntos de escritórios e centros logísticos podem ser planejados em função da existência do aeroporto no local.
“No caso de Dubai, o setor da aviação é reconhecido com um motor primordial para a emergência do emirado como um centro global de negócios, comércio e turismo, diz o estudo. Segundo um levantamento da Oxford Economics, o setor suporta direta e indiretamente mais de 250 mil empregos (19% da população ativa do emirado), movimentando mais de 22 biliões de dólares anuais (28% do PIB de Dubai).»

Daniela Moreira, artigo publicado na página de internet “Exame,com”
(29 Março 2012)

Estudo sobre o Marketing Aeroportuário

 

Parte: 1 2 3

Artigos relacionados

Mais em Notícias, Opinião (388º de 791 artigos)

«A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) promove hoje (6) o leilão de privatização dos aeroportos internacionais de Guarulhos (SP), Viracopos (Campinas-SP) e Juscelino Kubitschek (Brasília). A ...