pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Brasil – Aeroportos em situação «crítica»

Aeroporto

«Os aeroportos brasileiros estão numa «crítica» ou «preocupante», segundo um estudo do Instituto de Investigação Económica Aplicada (IPEA). É que cerca de 85% dos 20 principais aeroportos do Brasil estão a operar acima do limite da sua capacidade. De acordo com a pesquisa realizada por aquele instituto estatal, apenas os aeroportos de Porto Alegre, no sul do Brasil, de Salvador, no nordeste, e de Manaus, no norte, operam em condições «adequadas» e 12 infraestruturas aeroportuárias do país operam acima do limite da sua capacidade.
O crescimento da procura foi muito significativo nos últimos nove anos e a estrutura dos terminais aeroportuários alterou-se pouco, «causando o estrangulamento de 17 dos 20 maiores aeroportos» do país, aponta o estudo, citado pela Lusa, salientando que não foi investido o necessário nos aeroportos do país.
O IPEA cita como exemplo o aeroporto internacional de São Paulo, o maior do Brasil, que tem capacidade para acolher 24,9 milhões de passageiros por ano, mas recebeu 30 milhões em 2011, o que significa uma taxa de ocupação de 121%.
O estudo foi realizado antes da concessão da administração dos aeroportos de Brasília, São Paulo e Campinas a privados, em fevereiro.
De acordo com o IPEA, a situação é preocupante por o país estar prestes a acolher o Mundial de Futebol, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016, no Rio de Janeiro, eventos que farão aumentar consideravelmente o fluxo de passageiros nos aeroportos brasileiros, cujas reformas estão ainda, na maioria deles, numa fase inicial.
O instituto questionou também o facto de apenas 0,7% do Produto Interno Bruto do Brasil ser destinado ao setor dos transportes.»

artigo publicado na página de internet “Agencia Financeira”
(15 Março 2012)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (11º de 779 artigos)

De acordo com a pesquisa 2013 SITA/ACI/Airline Business Airport IT Trends Survey realizada pela SITA – líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo -, o investimento dos ...