pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Brasil – Anac eleva capacidade do espaço aéreo

«O ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, anunciou hoje, em São Paulo, medidas para preparar os aeroportos para o fim do ano, quando o movimento de passageiros deve ser 12% maior que a média do ano e 13,6 % superior em relação a dezembro de 2010. São esperados este mês mais de 16 milhões de embarques nos aeroportos operados pela Infraero.
Entre as principais medidas anunciadas estão o reforço no número de trabalhadores e o aumento de 47% na capacidade do espaço aéreo de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e região Sul. “As medidas foram definidas em conjunto entre Infraero, Anac e operadoras e, por isso, devem resolver os problemas da demanda maior de passageiros nos aeroportos”, disse Bittencourt.
A Infraero contratou 321 empregados de segurança aeroportuária , operação , navegação aérea e manutenção, além de mais 200 atendentes para prestar informações aos passageiros. A Anac irá mobilizar 240 funcionários para trabalhar nos turnos de maior fluxo nos aeroportos de Brasília, Confins (Minas), Guarulhos, Congonhas , Galeão e Santos Dumont. A Polícia Federal e a Receita Federal também vão aumentar as equipes disponíveis nos aeroportos.
Para possibilitar um maior número de aeronaves em voo, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) implantou em 20 de outubro um novo sistema de rotas aéreas, que permite a redução do espaço entre as aerovias, de 10 milhas para 5 milhas. “Esse planeamento existe há bastante tempo e viabiliza o aumento do número de aeronaves”, disse o brigadeiro Ramon Borges.
Por parte das companhias aéreas, foi firmado compromisso de redução do tempo de espera de check-in e de restituição de bagagens. A prática do overbooking está proibida. As empresas também devem manter aeronaves reservas durante os horários de pico.
A operação especial deve funcionar até o Carnaval de 2012, segundo Bittencourt. De acordo com o ministro, as medidas darão todas as condições para atender à demanda de passageiros neste fim de ano.»

Samantha Maia, artigo publicado na página de internet “Valor Online”
(2 Dezembro 2011)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, está a trabalhar no reforço de meios na segurança, processamento de bagagens e automatização ...