pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Brasil – Anac quer endurecer exigências do uso de aeroportos pelas companhias aéreas

ANAC_Brasil_2

«A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) começou nesta sexta-feira um processo para endurecer as exigências do uso dos aeroportos pelas companhias aéreas, a fim de melhorar a concorrência e reduzir os preços dos voos.
O organismo regulador elaborou uma série de propostas para regulamentar a distribuição dos slots, como são conhecidas as permissões de descolagens e aterragens, nos aeroportos que operam no limite de sua capacidade ou que sejam considerados de grande relevância para a rede aérea do país, segundo um comunicado.
Entre as principais mudanças propostas, a Anac sugeriu que as companhias aéreas possam perder as suas rotas se não forem pontuais ou não façam um uso eficiente da infraestrutura.
Do mesmo modo, pretende-se alterar os critérios utilizados para redistribuir os slots retirados das companhias aéreas para favorecer o acesso a novas empresas a estes aeroportos ou o aumento de rotas daquelas que ainda têm pouca presença.
O presidente da Anac, Marcelo Pacheco dos Guaranys, explicou no comunicado que a norma resultante permitirá aumentar a concorrência, o que contribuirá “para a redução do preço dos bilhetes” e a otimização do uso da infraestrutura.
A Anac abriu hoje uma consulta pública sobre as novas normas para as empresas e organismos do setor, que poderão enviar as suas propostas até o próximo dia 2 de março.
O Governo manifestou interesse em incentivar uma maior competitividade no mercado aéreo interno do país, que atualmente é controlado por duas empresas, Tam e Gol, que dividem 74,7% dos passageiros.»

artigo publicado na página de internet “Noticias”
(1 Fevereiro 2013)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou hoje (13) novas regras para o transporte aéreo de passageiros, válidas a partir de 14 de março do ano que vem. ...