
Aeroportos concedidos
As concessionárias dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília também apresentaram ao governo os planos para a operação de fim de ano.
Guarulhos
A concessionária do Aeroporto Internacional de São Paulo montou uma operação para o final do ano que envolve 4.853 pessoas, entre funcionários próprios e de empresas terceirizadas. O efetivo é 4% superior ao do mês de novembro e os colaboradores estão divididos por turnos de trabalho. O movimento esperado para dezembro é de 2,8 milhões de passageiros, com uma previsão de aumento 10% comparado ao movimento do mês de novembro.
A concessionária GRU Airport tem realizado uma série de melhorias e já foram entregues novos banheiros para os passageiros, além de criação de 500 novas vagas de garagem. As obras do novo edifício garagem estão adiantadas e a previsão é que sejam concluídas em abril de 2013. A construção do novo terminal de passageiros, que ficará pronto para a Copa do Mundo 2014, também está em ritmo acelerado.
O aeroporto já conta com um novo e moderno sistema de sinalização para os passageiros, além de novo portal na internet, espaço interativo, balcões de atendimento ao cliente, entre outros.
Brasília
O aeroporto de Brasília espera receber 1,4 milhão de pessoas no período de alta temporada, com média diária de 47 mil passageiros. A concessionária aumentará o seu efetivo em 26% e vai mantê-lo até a segunda quinzena de março de 2013, inclusive com reforço nos serviços de segurança e de limpeza. O consórcio contratou e treinou um novo efetivo de 75 fiscais de pátio, 13 operadores para o Centro de Operações do Aeroporto (COA) e dois operadores para o Centro de Gestão Aeroportuária (CGA). Além disso, o serviço de atendimento ao usuário contará com um balcão de atendimento de 24 horas, com interlocução bilíngue. Noventa funcionários estarão distribuídos pelo aeroporto para prestar atendimento aos passageiros. A sala de embarque do primeiro piso do satélite foi ampliada com a abertura de dois novos portões de embarque. Um novo canal de inspeção de passageiros e bagagem de mão foi aberto.
Viracopos
Viracopos terá um aumento no efetivo operacional do aeroporto, sendo 61% no lado ar (31 pessoas a mais) e 50% no lado terra (24 pessoas). Haverá reforço no número de pessoal para monitoramento e organização de filas e reforço nos serviços de limpeza. A concessionária reformou quatro conjuntos de sanitários e construiu um, além de ampliar em 700 metros quadrados a área de embarque. Foi feita a cobertura da passarela que liga o terminal aos bolsões de estacionamento e criadas 20 novas guaritas elevadas de segurança em toda a área do aeroporto. Além disso, o consórcio adquiriu cinco novos equipamentos de raio-x (o dobro do que existe hoje) e alugou cinco ônibus para embarque e desembarque de passageiros.
adaptação do texto publicado na página de internet “Anac”
(10 Dezembro 2012)
Os dez aeroportos, Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Viracopos (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Pampulha (MG), Salvador (BA) e Manaus (AM), para os Jogos Olímpicos e ...