pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Brasil – ANAC reforça fiscalização em 12 aeroportos na operação fim de ano

ANAC_Brasil_2

Aeroportos concedidos
As concessionárias dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília também apresentaram ao governo os planos para a operação de fim de ano.

Guarulhos
A concessionária do Aeroporto Internacional de São Paulo montou uma operação para o final do ano que envolve 4.853 pessoas, entre funcionários próprios e de empresas terceirizadas. O efetivo é 4% superior ao do mês de novembro e os colaboradores estão divididos por turnos de trabalho. O movimento esperado para dezembro é de 2,8 milhões de passageiros, com uma previsão de aumento 10% comparado ao movimento do mês de novembro.
A concessionária GRU Airport tem realizado uma série de melhorias e já foram entregues novos banheiros para os passageiros, além de criação de 500 novas vagas de garagem. As obras do novo edifício garagem estão adiantadas e a previsão é que sejam concluídas em abril de 2013. A construção do novo terminal de passageiros, que ficará pronto para a Copa do Mundo 2014, também está em ritmo acelerado.
O aeroporto já conta com um novo e moderno sistema de sinalização para os passageiros, além de novo portal na internet, espaço interativo, balcões de atendimento ao cliente, entre outros.

Brasília
O aeroporto de Brasília espera receber 1,4 milhão de pessoas no período de alta temporada, com média diária de 47 mil passageiros. A concessionária aumentará o seu efetivo em 26% e vai mantê-lo até a segunda quinzena de março de 2013, inclusive com reforço nos serviços de segurança e de limpeza. O consórcio contratou e treinou um novo efetivo de 75 fiscais de pátio, 13 operadores para o Centro de Operações do Aeroporto (COA) e dois operadores para o Centro de Gestão Aeroportuária (CGA). Além disso, o serviço de atendimento ao usuário contará com um balcão de atendimento de 24 horas, com interlocução bilíngue. Noventa funcionários estarão distribuídos pelo aeroporto para prestar atendimento aos passageiros. A sala de embarque do primeiro piso do satélite foi ampliada com a abertura de dois novos portões de embarque. Um novo canal de inspeção de passageiros e bagagem de mão foi aberto.

Viracopos
Viracopos terá um aumento no efetivo operacional do aeroporto, sendo 61% no lado ar (31 pessoas a mais) e 50% no lado terra (24 pessoas). Haverá reforço no número de pessoal para monitoramento e organização de filas e reforço nos serviços de limpeza. A concessionária reformou quatro conjuntos de sanitários e construiu um, além de ampliar em 700 metros quadrados a área de embarque. Foi feita a cobertura da passarela que liga o terminal aos bolsões de estacionamento e criadas 20 novas guaritas elevadas de segurança em toda a área do aeroporto. Além disso, o consórcio adquiriu cinco novos equipamentos de raio-x (o dobro do que existe hoje) e alugou cinco ônibus para embarque e desembarque de passageiros.

adaptação do texto publicado na página de internet “Anac”
(10 Dezembro 2012)

Parte: 1 2 3

Mais em Notícias (425º de 779 artigos)

«O ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, anunciou hoje, em São Paulo, medidas para preparar os aeroportos para o fim do ano, quando o movimento de passageiros deve ser 12% ...