pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Brasil – Consórcio assume gestão do Aeroporto JK, em Brasília

novo grupo - Engevix, Corporación América e Infraero

«O Consórcio Inframerica assumiu neste sábado (1 de dezembro) a operação do Aeroporto Juscelino Kubitscheck, em Brasília. Com o início da concessão, os principais serviços passam a ser responsabilidade do novo grupo, que vai responder também pelas obras de ampliação do terminal, previstas para serem concluídas antes da Copa do Mundo, em 2014.
O contrato de concessão do aeroporto foi assinado no último dia 14 de junho e tem validade de 25 anos. Com um investimento previsto de R$ 2,8 bilhões, o terminal deve ampliar sua capacidade de 15 milhões de usuários por ano para 20 milhões, em 2014, e para 41 milhões, no final do convênio.
O consórcio informou que R$ 750 milhões serão investidos no processo de expansão. Até o Mundial, os terminais 1 e 2 serão reformados. Uma nova unidade será construída com 15 novas pontes de embarque, totalizando 28 acessos às aeronaves.
O número de vagas no estacionamento deve dobrar, segundo previsão do novo gestor. Hoje, são cerca de 1.500 espaços para veículos. A meta é que até 2014 sejam 3 mil vagas disponíveis. A entrada do terminal de passageiros vai ganhar uma nova cobertura e uma nova pista.
A cobertura do terminal e os banheiros já estão em reforma. Outros serviços que já tiveram início foram a manutenção de escadas rolantes e elevadores, a limpeza e pintura da estrutura metálica do saguão principal, a troca de sinalização, o redesenho do layout da área de assentos do embarque e a melhoria dos carros de bagagem a das pontes de embarque.
A diretoria do novo gestor do aeroporto afirma que as obras de ampliação não devem causar maiores transtornos aos passageiros. “A etapa de planejamento foi especialmente importante no caso das obras do aeroporto de Brasília. O cronograma foi produzido de acordo com as interferências que poderiam inviabilizar ou retardar o cumprimento das metas pré-definidas para a Copa do Mundo. Consideramos também a continuidade do fluxo de passageiros nas operações de embarque e desembarque em todas as etapas da obra”, afirma o diretor-executivo da Inframerica, Antônio Droghetti.
O plano de transição de controle do aeroporto prevê que a Infraero faça a supervisão das operações pelos próximos três meses. A partir do fim deste prazo, o consórcio formado pelos grupos Engevix, e Corporación América e pela própria Infraero passam a gerenciar o terminal em conjunto.

Serviços
O novo gestor será responsável pela manutenção e funcionamento de todos os serviços básicos do aeroporto, como escadas rolantes e elevadores, sanitários, carrinhos de bagagem, acesso e auxílio a deficientes e ambulatório médico. Segurança, vigilância do aeroporto, operação e manutenção do sítio aeroportuário, operação comercial, sistema de gerenciamento de inspeção de bagagem, esteiras, pontes de embarque, serviço médico de emergência e estacionamento também ficam a cargo da Inframerica. A concessão não inclui a prestação dos serviços de controle de tráfego aéreo.
O suporte para o usuário também sofre mudanças. Um balcão de atendimento bilíngue começa a operar já no primeiro dia de nova gestão. Neste setor, o passageiro pode obter informações e orientações, esclarecer dúvidas e fazer reclamações. O serviço está em funcionamento 24 horas por dia.
Outra novidade é que qualquer pessoa presente no aeroporto pode utilizar gratuitamente a internet pelo sistema wi-fi. Para isso, não é preciso ter o número da passagem ou o identificador de voo, como ocorria antes. O consórcio também promete disponibilizar aplicativos para iPhone e Android e um chat para atendimento online também por 24 horas.
Funcionários terão tablets integrados ao sistema de gestão do aeroporto, para consultar informações e acionar áreas administrativas. A medida pretende agilizar alguns procedimentos e serviços.

Parte: 1 2

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

A obra tem como principal objetivo aumentar a capacidade do Aeroporto de Salvador, com oito novas pontes de embarque (totalizando 19). ...