pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Brasil – Crise na aviação civil pode acabar com financiamento público

Nota Real do Brasil

«Em crise, o setor de aviação civil deixa de lado as regras do mercado e procura ajuda do governo federal para obter recursos públicos e resolver os seus problemas. Essa prática, muito comum no Brasil, não leva em consideração os riscos inerentes ao negócio, não se comprometendo com as boas regras de administração e vários outros problemas. “Os empresários brasileiros, principalmente os grandes, só conhecem a lógica da ajuda governamental. Quando tudo vai bem, ninguém bate na porta do governo para dividir o lucro, mas quando vai mal, são os primeiros a pedir ajuda”, critica o professor de Administração e Finanças da Fundação Getúlio Vargas Management (FGV), Sérgio Bessa.
Ainda não está descartada a possibilidade do socorro financeiro a essas empresas com o dinheiro público. Na última terça-feira (20), o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, se reuniu com os presidentes das quatro empresas aéreas brasileiras – TAM, Gol, Azul e Avianca – e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). No encontro, as empresas apresentaram nove propostas para reverter a situação caótica. O ministro afirmou que irá analisá-las e deu um prazo de dez dias para se posicionar sobre o que foi proposto. Espera-se que esta decisão leve em conta soluções estritamente de mercado e não ajuda governamental.
Na opinião de Bessa, a situação atual do setor de aviação civil é apenas o início de uma grande crise: “Vejo uma situação muito difícil para as companhias aéreas nacionais, pois é um segmento que requer grande investimento de capital e, por isso, demanda muito financiamento. O problema é que esse financiamento vem atrelado à taxa de juros, que no Brasil é altíssima, e também leva em consideração o câmbio, que está com o dólar em elevação constante”.
Além do endividamento em dólar, que está rondando os R$ 2,30, o economista ressalta que o momento é ainda mais adverso porque as companhias aéreas estão enfrentando o aumento do custo dos combustíveis.
“O combustível representa 30% das despesas de uma companhia aérea e, quando você tem 30% do seu gasto aumentado acima da inflação no último triênio, não tem como se sustentar por muito tempo. A Gol e a TAM, por exemplo, registraram no último trimestre, juntas, um prejuízo de cerca de R$ 8 milhões por dia. Nenhum setor se sustenta neste cenário”, opina Bessa.
Por conta da situação adversa, o professor da FGV não descarta uma possível fusão entre a TAM e a Gol, em longo prazo. “Tirando uma possível ajuda governamental, o problema atual só poderia ser resolvido com uma política de redução de custo nas empresas, caso contrário, elas não se sustentam por muito tempo separadas”, afirma.
A concorrência com as empresas aéreas internacionais também é um problema, segundo o economista Bessa: “Somos pequenos em relação a elas”.»

Caio Lima, artigo publicado no “Jornal do Brasil”
(21 Agosto 2013)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«Com um índice de desemprego que afeta mais de 11 milhões de brasileiros, inflação elevada, e uma recessão que já dura dois anos, a economia vive um dos seus piores momentos e, com ela, a aviação ...