pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Brasil – Diretoria da Anac aprova fusão da TAM e LAN

«A diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a fusão da companhia aérea brasileira TAM com a chilena LAN Airlines. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da agência reguladora, que não deu detalhes sobre o relatório completo com a decisão.
O parecer favorável à operação envolvendo as duas companhias foi apreciado durante a reunião ordinária da diretoria da Anac, realizada nesta terça-feira. Segundo a assessoria da Anac, a expectativa da órgão é de publicar nesta quinta-feira a decisão no Diário Oficial da União (DOU).
“A companhia tomou conhecimento do resultado positivo da reunião, porém ainda não foi formalmente notificada sobre o teor da decisão, o que deverá ocorrer em breve”, informou a Tam, em nota.
As ações da TAM negociadas na bolsa paulista avançavam 2,57% às 13h27, contra variação positiva de 1,04% do Ibovespa.
A finalização do negócio também terá que passar pelo crivo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A previsão é de que o tema seja analisado até junho.
O anúncio do acordo de fusão das duas aéreas foi feito em agosto de 2010.
Em meados de janeiro, LAN e TAM aprovaram os termos para unir as operações das duas companhias para criação da Latam Airlines, maior companhia aérea da América Latina. Conforme os termos do acordo, o capital da TAM na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) será fechado, mediante uma oferta pública para troca de ações da companhia brasileira por recibos de ações da Latam, cuja sede será o Chile.
No final de janeiro, o tribunal de proteção à concorrência do Chile paralisou o processo de união entre as duas companhias aéreas para conduzir uma investigação sobre os efeitos do negócio sobre os consumidores.»

artigo publicado na página de internet “Portal Ms”
(2 Março 2011)

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«A Avianca Brasil é um dos novos parceiros da Star Alliance. A companhia aérea, controlada por Germán Efromovich, irá substituir a TAM na maior aliança das companhias aéreas, onde está a portuguesa ...