pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Brasil – Empresas aéreas terão que dividir balcões de check-in

Auto check-in

«BRASILIA. Na tentativa de suprir parte da deficiência da infraestrutura aeroportuária, o governo decidiu que nas férias de fim de ano as companhias aéreas terão que adotar o uso compartilhado dos balcões de check-in e dos terminais de autoatendimento (totens) nos principais terminais do país, estudo antecipado pelo GLOBO em maio.
Também será implantado, em agosto, um projeto-piloto em Brasília e Guarulhos para que o próprio passageiro possa, pelo totem, fazer todo o procedimento de embarque sozinho: check-in, verificar passaporte, identificação digital, emitir e colar a etiqueta na bagagem e despachá-la na esteira.
As novidades foram comunicadas ontem às empresas aéreas numa reunião com o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, e outras autoridades cio setor. A ideia do uso compartilhado é aproveitar melhor espaços ociosos e reduzir filas. Atualmente, as companhias têm contratos com a lnfraero para utilização dos espaços.
— Esse é um benefício que começará em dezembro e janeiro, período de maior movimento, e ficará como um serviço do aeroporto — afirmou Bittencourt.
Já o projeto-piloto de autoatendimento completo será desenvolvido em parceria com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). Para isso, a entidade já está fazendo um levantamento em Guarulhos e Brasília para medir o nível de serviço, como o tempo de espera no check-in, nos raios X, para entrar no avião, para receber a bagagem, na Receita Federal e na Polícia Federal. Com base na experiência internacional, serão fixados padrões a serem perseguidos nos terminais escolhidos.
A medida exige a parceira de todos os órgãos que atuam nos aeroportos e das companhias aéreas. Dando certo, será ampliada para Galeão (Tom Jobim), Santos Dumont, Congonhas e Confins-Belo Horizonte.
— Especialistas do setor estão identificando todas as melhores práticas, todos os procedimentos que devemos fazer no sentido de melhorar a capacidade dos aeroportos — afirmou o ministro.
Também participaram da reunião ontem o presidente interino da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Carlos Pellegrino, e representantes da Infraero e da Aeronáutica, além de executivos das empresas aéreas. Bittencourt disse que pretende realizar encontros periódicos com todos os envolvidos para discutir soluções para o setor.»

artigo publicado na página de internet “Abetar”
(8 Julho 2011)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«A Infraero implementará a solução de autodespacho de bagagem (Self Drop Bag ) em sete terminais. O objetivo será melhorar o atendimento aos passageiros e otimizar a infraestrutura dos aeroportos. O ...