pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Brasil – Espanha oferece experência em alta velocidade e aeroportos

«A ministra de Desenvolvimento da Espanha, Ana Pastor, reuniu-se nesta quarta-feira com representantes do governo brasileiro durante a Rio+20 para oferecer a experiência de seu país em grandes projetos de infraestrutura, em especial os de trens de alta velocidade e do setor aeroportuário.
“Apresentamos os conhecimentos de um país como a Espanha, moderno, com grandes técnicos e muita experiência”, declarou Ana à Agência Efe logo após o encontro com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt.
Ana Pastor integra a delegação do presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, que chegou hoje ao Rio de Janeiro para participar da Rio+20. Amanhã, Rajoy deverá seguir para São Paulo, onde vai se reunir com empresários dos dois países.
Segundo a ministra espanhola, o encontro com Miriam Belchior e Wagner Bittencourt foi marcado pelas conversas sobre projetos de infraestrutura que o Brasil deverá desenvolver nos próximos anos, como um trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo.
Ana também ressaltou que a Espanha, com 2.900 quilômetros de malha ferroviária, possui uma das maiores rede de trens de alta velocidade do mundo, que conta com tecnologia própria e com “um grande capital humano”, representado por engenheiros e técnicos.
A Espanha é reconhecida neste setor pelo desenvolvimento de um sistema de gestão integral de operações ferroviárias, batizado de DaVinci, que já foi incorporado em países como Reino Unido, Marrocos, Lituânia, Hungria e Bulgária.
A ministra espanhola indicou que a modernização dos aeroportos foi um dos assuntos mais discutidos neste encontro, já que o Brasil precisa aprimorar sua infraestrutura para receber a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
Em matéria aeroportuária, Ana fez questão de exaltar a vasta experiência da companhia Aena, considerada a maior operadora do mundo neste segmento e responsável pela gestão de 47 aeroportos na Espanha e de outros 26 no exterior.
A ministra afirmou que se sente “muito esperançosa” em relação ao futuro das relações com o Brasil, que “são excelentes e têm tudo para ser ainda melhores”, e sobre os horizontes que se abrem na área de infraestrutura neste país, onde o total de investimentos espanhol já alcançou os US$ 85 bilhões.
“O Brasil tem muita confiança na Espanha”, afirmou a ministra, que nas reuniões com as autoridades brasileiras esteve acompanhada pelos presidentes da Ineco, Pablo Vázquez, e da Renfe, Julio Gómez Pomar.
Antes dos encontros, a ministra apresentou um detalhado panorama da experiência espanhola na área de infraestrutura durante um seminário sobre investimento público realizado na Rio+20.
Este seminário também contou com a participação da ministra Miriam Belchior, do presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina, Enrique García, e da secretária-executiva da Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe (Cepal), Alicia Bárcena.
Enrique García, por sua vez, explicou que 60% dos créditos oferecidos por essa instituição são dirigidos ao setor de infraestrutura, uma área na qual, segundo suas palavras, “a América Latina precisa duplicar seus investimentos”, atualmente situados em uma média de 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB).
Já Alicia Bárcena, que avaliou os projetos que serão desenvolvidos no Brasil, citou que o investimento em infraestrutura é “uma das melhores receitas” contra a crise financeira global.»

artigo publicado na página de internet “Terra Brasil”
(20 Junho 2012)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

O Aeroporto Internacional Adolfo Suárez/Madrid-Barajas (MAD) vai aumentar a sua capacidade em 28% até 2031, para 90 milhões de passageiros anuais, na sequência de um investimento de 2.400 milhões de ...