pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Brasil – Ocupação de voos subiu para 72,96% em 2012

«A ocupação média dos voos comerciais no Brasil foi de 72,96% em 2012, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), que representa as cinco maiores companhias do setor – TAM, Gol, Avianca, Azul e Trip, responsáveis por cerca de 99% do mercado no País.
Isso representaria um aumento aproximado de três pontos percentuais em relação ao ano anterior, quando a ocupação foi de 70,18%. Esse último dado, contudo, foi calculado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e por ser de outra fonte pode trazer alguma diferença na medição. A ABEAR não possui dados consolidados de 2011.
Segundo a ABEAR, a maior ocupação ocorreu porque o aumento da procura por assentos, que foi de 7,14% no ano passado, superou a expansão da oferta, de 3,12%. Em números absolutos, as companhias transportaram mais de 75 milhões de pessoas em 2012.
“Essa tendência de aumento no fator de ocupação ocorre pelo menos desde 2008, mas ainda existe espaço para que o índice seja maior no País”, afirma Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR.

Dados de dezembro
Em dezembro, as principais companhias aéreas disponibilizaram 9,76 milhões de assentos por quilômetro oferecido – o índice usado pelo setor. No mesmo mês, houve demanda de 7,75 milhões de passageiros por quilômetro pago transportado.
Isso significa que, no último mês do ano, a oferta teve alta de 5,1% na comparação com novembro, mas entre as empresas as taxas foram diferenciadas.
A Azul teve alta de 15,95%, enquanto a TAM registrou aumento de 6,64%. A Gol, em processo de redução de oferta após o fim das operações da WebJet, teve queda de 0,14% no período.
“A oferta aumentou porque são meses de mais movimento, apesar da contração por parte de algumas associadas, registrada no mês passado”, disse Sanovicz.
A razão entre oferta e demanda resulta numa ocupação de 77,76% no período.»

Pedro Carvalho, artigo publicado na página de internet “Economia
(17 Janeiro 2013)

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

O segmento de ground handling só tem a comemorar com os indicadores de pontualidade e manuseio de bagagens das companhias aéreas nacionais divulgados no mês passado pela Abear (Associação Brasileira das ...