pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Bruxelas autorizou venda da Groundforce

Urbanos adquire 50,1%
Urbanos_1

«A Comissão Europeia autorizou a venda dos 50,1 por cento da Groundforce, detida a cem por cento pela TAP, ao grupo português de logística e transporte, Urbanos. O aval foi dado pela Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia a um negócio que foi efetuado há mais de seis meses.
Em causa estava uma operação financeira em que a TAP converteu empréstimos no valor de 119,4 milhões de euros em prestações acessórias de capital na Groundforce e a injeção de 3,96 milhões de euros em dinheiro para limpar o passivo da operadora de “handling”, permitindo tirar os capitais próprios de terreno negativo. A Comissão Europeia estava a analisar se esta operação configurava uma subvenção pública, proibida pela legislação comunitária, uma vez que o único acionista da Groundforce era a TAP, que é detida na totalidade pelo Estado.
A empresa estava em risco de não poder ser selecionada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) na corrida à atribuição de “handling” se não tivesse aval do Ministério das Finanças, que só o pôde conceder após autorização de Bruxelas.»

Carlos Moura, artigo publicado na página de internet “Transportes”
(8 Junho 2012)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«O Grupo Urbanos, que comprou 50,1% da empresa Groundforce, recorreu ao Processo Especial de Revitalização. Dívidas somam 44,2 milhões. Novo Banco e Parvalorem são os maiores credores. ...