pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Bruxelas autorizou venda da Groundforce

Urbanos adquire 50,1%
Urbanos_1

«A Comissão Europeia autorizou a venda dos 50,1 por cento da Groundforce, detida a cem por cento pela TAP, ao grupo português de logística e transporte, Urbanos. O aval foi dado pela Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia a um negócio que foi efetuado há mais de seis meses.
Em causa estava uma operação financeira em que a TAP converteu empréstimos no valor de 119,4 milhões de euros em prestações acessórias de capital na Groundforce e a injeção de 3,96 milhões de euros em dinheiro para limpar o passivo da operadora de “handling”, permitindo tirar os capitais próprios de terreno negativo. A Comissão Europeia estava a analisar se esta operação configurava uma subvenção pública, proibida pela legislação comunitária, uma vez que o único acionista da Groundforce era a TAP, que é detida na totalidade pelo Estado.
A empresa estava em risco de não poder ser selecionada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) na corrida à atribuição de “handling” se não tivesse aval do Ministério das Finanças, que só o pôde conceder após autorização de Bruxelas.»

Carlos Moura, artigo publicado na página de internet “Transportes”
(8 Junho 2012)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (286º de 779 artigos)
Urbanos_1

«A TAP acertou a venda de 50,1% da operadora de handling Groundforce à Urbanos em Dezembro, mas teve de esperar seis meses para obter luz verde do Ministério das Finanças. ...