pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Cabo Verde – Okay Airways da China quer comprar TACV

nw-TACV

«Okay Airways(Ok Air), a maior companhia aérea privada da China, pode ser a alternativa certa na hora de privatizar a Transportadora Aérea de Cabo Verde(TACV). A missão chinesa esteve em Cabo Verde na semana passada, fez uma ronda pelos aeroportos do país na companhia de representantes da TACV e da ASA. Os chineses da Okay Airways querem entrar na estrutura accionária da nossa companhia de bandeira e operar nas rotas que a TACV tem para o continente africano, Europa, Brasil e Estados Unidos da América, mas também para transportar carga relacionada com o comércio chinês em África.
A visita dos chineses aos aeroportos de Cabo Verde foi confirmada pelo presidente do Conselho de Administração da ASA. Altos representantes da Ok Air fizeram-se sempre acompanhar por administradores e funcionários da TACV e da ASA no périplo pelos aeroportos internacionais do Sal, Praia, Boa Vista e São Vicente. Vieram conhecer todo o serviço operacional dos nossos aeroportos, informa Mário Paixão.
“A ASA tem conhecimento, sim, e o que posso dizer é que estiveram cá há alguns dias e recebemos esta companhia privada, Ok Air. Nós (ASA) limitámo-nos a acompanhar a visita aos aeroportos, juntamente com o pessoal da TACV, para mostrar a nossa logística, as instalações, as características técnicas das nossas operações, etc”, afirma Mário Paixão sem avançar muitos detalhes.
Entretanto, fica nas entrelinhas que a Okay Airways está interessada na compra da TACV, no caso de Cabo Verde avançar para a privatização da companhia: “Nós mostramos total abertura para cooperar com a Ok Air nas suas actividades, caso venha a instalar-se aqui no nosso país, com a cooperação ou não de outras companhias aéreas, tal como fazemos com todas as companhias que visitam Cabo Verde”.
Ainda que o negócio da compra da TACV não se concretize, assegura Mário Paixão, a Ok Air quer entrar no mercado cabo-verdiano da aviação. Os voos internacionais ou até mesmo inter-ilhas interessam à companhia chinesa. “Mostram interesse para operar em Cabo Verde. A presença deles no país demonstra claramente esse interesse”, considera o PCA da ASA.
A Okay Airways foi fundada em 2004 e em 2005 iniciou suas operações. O seu hub principal encontra-se no Aeroporto de Tianjin, na República Popular da China, e opera cerca de 20 rotas em todo o país, além do seu serviço de carga.
Actualmente, a sua frota é composta por sete aeronaves dos seguintes modelos: Boeing 737-300 (2); Boeing 737-800 (3); e Xian MA-60 (2)»

artigo publicado na página de internet “A Semana”
(27 Novembro 2013)

Okay Airways
Established in 2004, Okay Airways is a Chinese airline headquartered in the Fengtai District, Beijing. The carrier operates scheduled passenger and cargo services as well as charter passenger services services to destinations within China. Okay Airways is based at Tianjin Binhai international Airport. The carrier has applied to CAAC to establish a regional subsidiary, to be based in either Beijing or Tianjin.

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«O governo mencionou em comunicado que a privatização dos TACV, com a venda àquela empresa detida em 70% pela Loftleidir Icelandic EHF e em 30% por empresários islandeses, foi assumida “como uma das ...