pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

China bloqueia compra de 45 Airbus

10 superjumbo A380 e 35 A330
nw-Airbus

«Louis Gallois, presidente da matriz da empresa, o grupo EADS, pediu à UE que desista de aplicar a taxa; aeronaves não tiveram pedidos de compra aprovados.
A China bloqueou as compras de aviões Airbus por parte das empresas do país em represália à taxa de carbono europeia, disse Louis Gallois, presidente da matriz da empresa, o grupo EADS. “O governo chinês se recusa a aprovar pedidos de aviões de longo percurso por parte das companhias chinesas”. Gallois pediu à União Europeia (UE) que desista de aplicar a taxa diante da oposição do resto do mundo. “A Airbus sofre medidas de represália”.
Estão em jogo a venda de 45 aeronaves – 10 superjumbo A380 e 35 A330 -, disse o presidente da EADS ao apresentar os resultados do grupo europeu de aeronáutica e defesa em 2011. A Airbus pretende elevar a produção do A330 a 11 aviões por mês a partir do segundo trimestre de 2014, desde que a taxa de carbono não provoque impacto nos pedidos de aviões.

Taxa de carbono – A legislação europeia, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2012, obriga as companhias que operam na UE, independente da nacionalidade, a ‘comprar’ o equivalente a 15% de suas emissões de CO2 para lutar contra o aquecimento global. China, Estados Unidos, Rússia e outros 23 países dos 36 membros da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) questionam a medida.
Com a medida, as companhias que operam em território europeu têm que pagar taxas por suas emissões de carbono. Segundo cálculos obtidos pela agência Reuters, a legislação poderia onerar em 9 bilhões de euros os custos das linhas aéreas até 2020.»

artigo publicado na página de internet “Veja
(8 Março 2012)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«A Europa avança na concretização de um roteiro para a descarbonização com a apresentação do novo pacote climático Fit for 55. ...