pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Cinzas de vulcão cancelam voos entre Brasil e Argentina

nw-Cinzas

Decisão
Autoridades se reunirão nesta terça-feira para decidir os próximos passos. O cancelamento das partidas, no entanto, será válido até segunda ordem. As operações serão retomadas, de acordo com a assessoria, “quando as condições forem favoráveis e compatíveis com os máximos padrões de segurança da empresa”.
Além dos voos com destino para Buenos Aires, a maioria dos voos do Brasil programados para Montevidéu e Santiago do Chile foi cancelada por causa das nuvens de cinzas do vulcão, que dificulta a visibilidade e obrigaram o fechamento de vários aeroportos.
Segundo um boletim actualizado pela Infraero às 11h, 23 dos 68 voos internacionais partindo do Brasil com descolagem ou aterragem previstas para a manhã desta terça-feira, ou seja, 33,8% do total, foram cancelados por diferentes razões. A assessoria de imprensa da Infraero esclareceu que o cancelamento da maioria desses voos obedeceu à decisão das companhias aéreas de abster-se de voar para as regiões com dificuldades de visibilidade pela expansão das cinzas lançadas pelo Puyehue.
Pelo menos 13 dos voos cancelados estavam programados para dsecolar de São Paulo com destino a Buenos Aires, Montevideu e Santiago do Chile ou para aterrar na capital Paulista procedentes dessas cidades. Outros nove que descolariam do Rio de Janeiro ou chegariam dos mesmos destinos também foram cancelados.
A TAM ainda não explicou os cancelamentos desta terça-feira, mas na segunda-feira já tinha divulgado um comunicado para informar sobre o cancelamento de quatro voos que chegariam na segunda-feira de Montevideu e Buenos Aires, e de outros quatro previstos para aterrissar nesta terça-feira procedentes das mesmas cidades. A TAM atribuiu sua decisão ao “possível fechamento de alguns aeroportos da América do Sul por causa das cinzas do vulcão Puyehue”.
Os aeroportos da Patagónia argentina permanecem fechados após a erupção de sábado do vulcão situado no sul do Chile e próximo de localidades turísticas da Argentina, incluindo a cidade de Bariloche, que recebe milhares de viajantes estrangeiros.

Uruguai
O Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevideu, também cancelou nesta terça-feira seus voos devido às cinzas do vulcão chileno. Segundo fontes da Direcção Nacional de Aviação Civil e Infraestrutura Aeronáutica, neste momento “nenhum voo está saindo”.
A nuvem vulcânica também obrigou o cancelamento de 14 voos de Montevideu com destino a diversas cidades de Argentina, Chile, Brasil e Paraguai, assim como a maioria das operações programadas para esta terça-feira do Brasil com destino à capital uruguaia.
O vulcão, que entrou em erupção no sábado passado, se estende ao longo de 15 quilómetros entre as regiões de Los Lagos e Los Ríos, na Cordilheira dos Andes, a cerca de 950 quilómetros ao sul de Santiago. No Chile, as autoridades ordenaram a retirada de cerca de 4 mil pessoas de quatro comunas nos arredores do vulcão.»

artigo publicado na página de internet “Ultimo Segundo
(7 Junho 2011)

 

 

 

Parte: 1 2

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«Com o objetivo de facilitar a chegada de mais torcedores que queiram apoiar sua seleção durante a Copa América, Lan e Tam disponibilizarão novos voos para passageiros com origem tanto na América do ...