pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Defeito dos injectores de combustível provocou queda peças avião TAAG

«O funcionamento defeituoso dos injectores de combustível esteve na origem da queda de peças de um avião da TAAG em Almada, no dia 06 de Dezembro, conclui um relatório do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC).
No dia 06 de dezembro, um Boeing 777 com 125 passageiros a bordo aterrou de emergência no Aeroporto de Lisboa, pouco depois de ter descolado, devido a uma avaria técnica, deixando cair pequenas peças quando sobrevoava Almada.
De acordo com o relatório preliminar do INAC, “é de suspeitar de um funcionamento defeituoso de um ou mais injectores de combustível”.
O INAC acrescenta que a aeronave tinha cumprido o seu programa de manutenção e que a tripulação tinha licenças e certificados médicos válidos, estando qualificada para operar a aeronave e a rota, sem limitações ou restrições.
A Comissão de Investigação vai continuar a analisar o incidente e emitirá recomendações de segurança, caso considere necessário.
O operador mandou realizar um exame borescópico a todos os motores instalados na frota de Boeing 777 para determinar a “pertinência de qualquer recomendação de segurança”.
Todas as transportadoras angolanas estão na lista negra europeia de companhias proibidas de voar nos céus dos 27, mas as restrições impostas à TAAG foram “parcialmente levantadas sob determinadas condições”.
Em 04 de julho de 2007, Bruxelas tinha anunciado a inclusão da TAAG na lista negra das empresas interditas de operar na Europa, por motivos de falta de segurança, depois de o Comité de Segurança Aéreo europeu ter aprovado por unanimidade uma decisão nesse sentido.
A “lista negra” da União Europeia inclui cerca de uma centena de companhias aéreas proibidas de voar no espaço europeu por não aplicarem as normas de segurança e constituírem um perigo para os passageiros.»

artigo publicado na página de internet “Diário Digital”
(18 Janeiro 2011)

MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES
GABINETE DE PREVENÇÃO E INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES COM AERONAVES ( GPIAA )

RELATÓRIO PRELIMINAR DE INCIDENTE
TAAG – LINHAS AÉREAS DE ANGOLA
BOEING B-777/200  D2-TEF  06 de Dezembro de 2010
LISBOA
PORTUGAL




Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

A Europa regista dos melhores níveis de segurança aérea do mundo, graças à aplicação eficaz de normas rigorosas. A União Europeia esforça-se por melhorar as normas em vigor a nível mundial, em ...