pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Dinamarca restabelece controlo de fronteiras

Espaço Schengen

«A Dinamarca vai restabelecer o controlo alfandegário nas fronteiras com a Alemanha e a Suécia, com vista a combater a imigração ilegal e a criminalidade organizada. A medida resulta de um acordo político entre o governo e a extrema-direita.
“Alcançámos um acordo para reintroduzir os controlos alfandegários nas fronteiras da Dinamarca o mais rapidamente possível”, declarou o ministro das Finanças dinamarquês, Claus Hjort Frederiksen.
A medida deve entrar em vigor dentro de duas a três semanas, segundo o ministro, reflectindo-se, essencialmente, na fronteira com a Alemanha, mas também nos portos e na ponte de Oeresund, que liga a Suécia à Dinamarca.
A proposta de reforçar os controlos fronteiriços no interior da União Europeia, uma ideia também defendida recentemente por França e Itália, foi avançada na Dinamarca pelo Partido do Povo Dinamarquês (PPD, extrema-direita), liderado por Pia Kjaergaard, como forma de combater a imigração ilegal e a criminalidade organizada.
A decisão é anunciada um dia antes de a Comissão Europeia apresentar aos ministros do Interior dos 27 Estados-membros as novas condições para uma reintrodução temporária dos controlos nas fronteiras dentro do Espaço Schengen.
A Dinamarca é um dos 25 países que integram o Espaço Schengen, que permite a livre circulação no espaço europeu.
Dos 27 Estados-membros apenas o Reino Unido e a Irlanda estão fora do Espaço Schengen, que inclui ainda três países não membros da UE: Suíça, Noruega e Islândia.»

artigo publicado no jornal “Correio da Manhã”
(12 Maio 2011)

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«A República Checa reabriu hoje todos os aeroportos a voos dentro das fronteiras internas do espaço Schengen, um dia depois do anúncio da medida pelo Ministério do Interior checo, diminuindo as ...