pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Embraer confirma interesse na compra da TAP Manutenção Brasil

nw-TAP_M&E_Brasil

«A Embraer confirmou a notícia avançada nesta terça-feira pelo PÚBLICO, dando conta do interesse na compra da M&E Brasil, a empresa de manutenção que a TAP detém naquele país e que tem fábricas em Porto Alegre e no Rio de Janeiro.
Questionado pelos jornalistas, à margem da 69.ª Assembleia Geral da Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) na Cidade do Cabo, o presidente da fabricante brasileira de aviões, Paulo Souza e Silva, confirmou que o negócio está a ser estudado.
Tal como o PÚBLICO noticiou nesta terça-feira, a Embraer é uma das empresas na corrida à aquisição da M&E Brasil, subsidiária que a TAP adquiriu à falida Varig em 2005. O Governo está a tentar encontrar compradores para a empresa, de modo a retirá-la do perímetro de privatização do grupo.
Para lançar a segunda ronda de venda da TAP, depois de a primeira tentativa ter falhado em Dezembro com a rejeição da proposta de Germán Efromovich, o executivo quer primeiro resolver o problema da unidade de manutenção no Brasil, que tem sido sempre deficitária e que acumula elevadas contingências fiscais e laborais.
As negociações com a Embraer pressupõem que a fabricante aumente o investimento em Portugal, nomeadamente nas duas unidades industriais que instalou em Évora. Paulo Souza e Silva, presidente da empresa brasileira, disse estar muito satisfeito com o desempenho das fábricas que produzem peças para aviões militares.
Como o PÚBLICO noticiou, a fabricante tem vindo a avaliar a aquisição da M&E Brasil em conjunto com o Governo brasileiro, de modo a garantir uma fixação do valor a pagar de dívida fiscal e a garantir um prolongamento das licenças da subsidiária da TAP.
O resultado do processo de venda da unidade de manutenção no Brasil deverá ser conhecido em breve. O Expresso noticiou no sábado que as propostas preliminares de compra deverão ser entregues em Junho. Recorde-se que este mês a presidente Dilma Rousseff irá visitar Portugal, no dia 10, e a imprensa tem noticiado que trará o tema das privatizações na bagagem.»

Raquel Almeida Correia, artigo publicado no jornal “Público
(4 Junho 2013)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«O anúncio chegou por comunicação interna aos funcionários no final da semana passada: a Embraer vai passar a chamar-se Boeing Brasil – Commercial. O novo nome resulta da venda de 80% da divisão de ...