pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Espanha – Despedido controlador aéreo devido a greve

Torre de Control

«Foi despedido o primeiro controlador aéreo na sequência da greve que paralisou os aeroportos espanhóis no final do ano passado.
A entidade que gere os Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea, AENA, informou, em comunicado, que o controlador aéreo, oriundo de Santiago de Compostela, foi despedido na terça-feira e que outros dois foram transferidos para Almería e Granada por terem cometido “falhas muito graves” entre os dias 27 de Novembro e 3 de Dezembro de 2010, aquando da greve.
Segundo o diário espanhol “El País”, foram analisados 29 processos referentes a 17 funcionários. Desses, quatro foram encaminhados para o Ministério Público e 22 foram encerrados com penalizações para os funcionários.
Recorde-se que os controladores aéreos abandonaram os seus postos de trabalho como forma de protesto contra o cálculo das horas de trabalho. A greve causou o caos no espaço aéreo espanhol, que acabaria por ser encerrado e declaro o estado de alerta. A AENA abriu então 451 processos.»

artigo publicado no “Jornal Noticias”
(25 Maio 2011)

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«Dezenas de voos foram cancelados no aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, este sábado (23/04), devido à greve dos trabalhadores de assistência em escala da KLM,  num dia de movimento excecional, em ...