pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Espanhóis admitem “estudar” privatizações portuguesas

TAP, EDP e REN

«As empresas espanholas admitem estudar oportunidades de investimento em Portugal, no âmbito dos processos de privatização previstos em empresas como a TAP, a EDP ou a REN e que integram as condições para o pacote de ajuda externa a Portugal.
Fontes de várias empresas espanholas consultadas pela Lusa admitem “estudar” eventuais processos de privatização, escusando-se, porém, a comentar a estratégia face a Portugal no atual contexto.
É o caso da transportadora aérea Iberia – que integra com a British Airways o grupo IAG -, da energética Iberdrola – que já detém uma participação na EDP – e de empresas como a ACS ou a Abertis, que poderão estar interessadas na privatização da ANA.
Todas as fontes ouvidas pela Lusa – na Iberia, Abertis e Iberdrola – escusaram-se a comentar as possibilidades de investimentos em Portugal, admitindo abertura a “estudar” essas eventuais oportunidades.
A imprensa espanhola dá eco dos processos de privatização de empresas e sectores-chave em Portugal, no âmbito do pacote de medidas acordado com a troika para a ajuda externa a Portugal.
O jornal espanhol ‘El Economista’ nota que fontes da Renfe manifestaram já interesse no negócio de transporte de mercadorias e de transportes ferroviários suburbanos.
Outro meio de comunicação social refere-se ainda ao eventual interesse da IAG (Iberia mais British Airways) pela TAP, o eventual interesse da Iberdrola em aumentar a participação na EDP ou da espanhola REE e Enagás em aumentar as participações na REN.»

artigo publicado no jornal “Correio da Manhã”
(5 Maio 2011)

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (154º de 779 artigos)
Bolivia

«O presidente da Bolívia, Evo Morales, expropriou nesta segunda-feira (18/02) a empresa Sabsa, filial das espanholas Abertis e Aena, que administra os três maiores aeroportos do país, acusando-a de ter ...