pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Europa – poluição atmosférica “online”

Emissões dos transportes rodoviários, da navegação e da aviação
nw-Fogo

«Bruxelas, 26 maio (Lusa) — Os cidadãos europeus podem, desde hoje, localizar as principais fontes difusas de poluição atmosférica, como os transportes e a aviação, através de um novo conjunto de mapas disponibilizados na Internet pela Comissão Europeia e Agência Europeia do Ambiente.
O conjunto exaustivo de mapas oferece uma visualização numa escala de cinco quilómetros por cinco quilómetros que permite aos cidadãos disporem de imagens ampliadas das suas zonas de residência e localizarem as áreas onde são libertadas os poluentes, incluindo dados circunstanciados sobre óxidos de azoto (NOX), óxidos de enxofre (SOX), monóxido de carbono (CO), amoníaco (NH3) e partículas (PM10).
O endereço eletrónico disponibiliza imagens em grande plano da poluição atmosférica, com 32 mapas que permitem aos cidadãos, pela primeira vez, perceber onde são libertados certos poluentes, complementando dados que já existiam sobre emissões de instalações industriais existentes no Registo Europeu das Emissões e Transferências de Poluentes (E-PRTR).
O E-PRTP foi lançado em 2009 com o objetivo de melhorar o acesso à informação ambiental, até agora continha dados comunicados por instalações industriais (fontes pontuais) e, a partir de hoje, informações sobre emissões dos transportes rodoviários, da navegação, da aviação, do aquecimento de edifícios, da agricultura e de pequenas empresas (fontes difusas).
“O conhecimento é fundamental para tornar as nossas ações credíveis, sendo fonte de importantes informações para os nossos cidadãos. Estes mapas demonstram um empenho genuíno em melhorar o entendimento coletivo quanto à origem da poluição atmosférica”, comentou hoje o comissário europeu do Ambiente, Janez Potocnik.»

artigo publicado na página de internet “Sic Notícias”
(26 Maio 2011)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«Os membros da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI/ICAO) aprovaram um pacto para reduzirem as emissões de gases com efeito de estufa depois de mais de seis anos de disputas e numa altura ...