pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Europa – ‘Tablets’ e consolas vão poder estar ligados durante todo o voo

"Tablets" e consolas

«Agência Europeia para a Segurança da Aviação seguiu a deixa da congénere americana e vai permitir o uso de ‘tablets’ e consolas durante a descolagem e a aterragem.
Os aparelhos eletrónicos vão passar a poder ser utilizados nos aviões comerciais em todas as fases do voo, ao contrário do que sucede atualmente, em que é proibido utilizar tablets e consolas de jogos durante a descolagem e a aterragem, por motivos de segurança.
Depois da agência de aviação civil dos EUA  a FAA,Federal Aviation Administration, ter anunciado, há duas semanas, que iria deixar de restringir a utilização de aparelhos electrónicos, é a vez da EASA, Agência Europeia para a Segurança da Aviação, dizer que “até ao final de novembro” serão divulgadas novas regras para aligeirar as restrições nos voos europeus.
“É um grande passo na expansão da liberdade de utilização dos aparelhos eletrónicos a bordo sem comprometer a segurança”, disse Patrick Ky, diretor-executivo da Agência Europeia, à AFP.
Para além de suavizar as medidas ainda em vigor, a agência que rege a aviação europeia também acrescenta que pretende, no futuro, permitir que os telemóveis sejam utilizados durante os voos.
Contudo, para já, a agência europeia refere que os aparelhos eletrónicos ainda terão de ser utilizados obrigatoriamente nos modos “de voo” ou de “avião”, isto é, caso tenham ligação a um serviço telefónico esse serviço terá de estar desligado durante o voo.
As novas regras norte-americanas também não estão ainda em vigor, mas estarão “até ao final do ano”, segundo Michael Huerta, diretor da FAA, que alerta, no entanto, para o facto de em certas situações com más condições meteorológicas o piloto poder pedir aos passageiros para desligarem os aparelhos, uma vez que “certos sistemas de aterragem podem ser afetados pelas interferências de rádio”

Mariana Cabral, artigo publicado na página de internet “Expresso”
(14 Novembro 2013)

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

A Flyadeal, uma “lowcost” saudita, anunciou o cancelamento de uma intenção de compra de 30 aviões do modelo B737 Max  à construtora aeronáutica norte-americana. A quebra do negócio foi justificada ...