pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Évora – Embraer já emprega cerca de 200 pessoas nas duas fábricas

Embraer

«O administrador da Embraer Portugal, Paulo Marchioto, faz um balanço positivo do primeiro “ano e meio” de funcionamento das duas fábricas de Évora da construtora aeronáutica brasileira, que já empregam cerca de 200 trabalhadores.
“É sempre um desafio fazer o arranque de uma fábrica”, mas “podemos dizer que estamos bastante felizes neste ano e meio que estamos em Évora”, afirmou o responsável, em entrevista à agência Lusa.
As duas fábricas da Embraer, a terceira maior construtora aeronáutica do mundo, começaram a laborar em julho de 2012 e foram inauguradas a 21 de setembro do mesmo ano pelo Presidente da República, Cavaco Silva.
As unidades, uma de estruturas metálicas (partes de asas) e outra de materiais compósitos (componentes para caudas), representaram um investimento de quase 180 milhões de euros.
De acordo com o administrador da Embraer Portugal, na fábrica de estruturas metálicos são construídas as asas do avião executivo Legacy 500 e revestimentos de asa do KC-390 e, posteriormente, também a empenagem vertical da nova aeronave militar.
A unidade de materiais compósitos, indicou Paulo Marchioto, é responsável pela construção das empenagens do Legacy 500 e, desde muito recentemente, do estabilizador horizontal do KC-390.
“As duas fábricas estão voltadas para a produção de peças complexas e de grandes dimensões e vitais para uma aeronave”, realçou.
O administrador referiu que as fábricas de Évora da construtora brasileira já empregam cerca de 200 trabalhadores, dos quais três são brasileiros, e que alguns dos materiais transformados nas unidades são fornecidos por “seis empresas portuguesas”.
“O que está a ser feito em Évora é com mão-de-obra local, de Évora e da região”, assinalou.
Mostrando-se “bastante otimista com o futuro”, o responsável destacou que as fábricas de Évora, apesar de estarem no “início da sua implantação”, contam com “todo o apoio da casa-mãe” para o desenvolvimento de “novos projetos e novas montagens nos próximos anos”.»

artigo publicado na página de internet “Dn Noticias”
(10 Novembro 2013)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«A construtora aeronáutica Embraer já tem em curso os dois novos projetos de investimento nas fábricas de Évora, num valor global de 93,6 milhões de euros, com apoios comunitários, revelou esta ...