pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Évora – Embraer terceira fábrica

A Embraer não exclui a possibilidade de construir uma terceira fábrica de componentes de avião em Évora, mais pequena do que as duas unidades que já estão a ser construídas. “Temos o ‘first refusal’ [direito de preferência] de outro terreno aqui, mas primeiro vamos iniciar a produção nestas duas fábricas maiores e depois então pensar numa terceira fábrica”, admitiu o presidente da Embraer Europa, Luiz Fuchs, ao Diário Económico. “Não afastamos a hipótese de construir mas ainda é cedo. Queremos continuar a crescer em Évora. Se tudo correr como planeado, então pensamos nisso”.
A fabricante aeronáutica brasileira prevê iniciar a produção já em meados de Julho, embora a inauguração só esteja marcada para 21 de Setembro. “A construção e orçamento estão dentro do calendário previsto e planeamos iniciar em breve a montagem com peças de terceiros e, no final do ano, começar a produzir os componentes aqui”, acrescentou Luiz Fuchs, especificando que as fábricas deverão atingir a capacidade máxima de produção já em meados do próximo ano.
A Embraer iniciou, em Novembro de 2010, a construção de duas fábricas de componentes em Évora, uma de materiais compósitos, nomeadamente para as caudas dos aviões (“estabilizadores traseiros, para as caudas” dos jactos Legacy 450 e cargueiro militar KC-390 ), e outra de estruturas metálicas, como as asas. O investimento total rondará 170 milhões de euros (acima dos 148 milhões previstos inicialmente pela empresa) e deverá criar cerca de 400 postos de trabalho directos e 1.200 indirectos.

Embraer Portugal
Além dos investimentos em Évora, a Embraer tem em Portugal o controlo da OGMA, empresa de reparação e manutenção de aeronaves instalada em Alverca, perto de Lisboa.
A Embraer detém 65% da OGMA, estando os restantes 35% nas mãos da estatal Empresa Portuguesa de Defesa (Empordef).

adaptação do texto publicado na página de internet “Económico
(14 Junho 2012)

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (13º de 779 artigos)
Embraer

«O administrador da Embraer Portugal, Paulo Marchioto, faz um balanço positivo do primeiro “ano e meio” de funcionamento das duas fábricas de Évora da construtora aeronáutica brasileira, ...