pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Fiscalização nos aeroportos será possível com o cartão do cidadão

Sistema RAPID
aeroporto quadro informativo

«A fiscalização automática dos passageiros nos aeroportos através do cartão do cidadão vai ser possível com a nova versão do sistema Rapid, uma novidade divulgada nesta terça-feira no Salão Internacional de Segurança e Proteção (Segurex 2013).
Até agora, este sistema, a funcionar em todos os aeroportos portugueses, apenas permitia o controlo dos passageiros através do passaporte eletrónico.
Na Segurex 2013, que abriu nesta terça-feira, na Feira Internacional de Lisboa, e vai decorrer até sábado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) apresenta a última geração do RAPID, sistema de controlo de entrada de pessoas nos aeroportos internacionais.
Segundo o SEF, a nova versão do Rapid vai entrar em funcionamento no aeroporto de Lisboa, em julho, e foi desenvolvida para integrar o cartão do cidadão português, podendo ser usada pelos passageiros que viajam dentro do espaço Schengen.
O sistema Rapid, concebido pelo SEF, foi o primeiro do mundo a permitir o controlo automatizado de passageiros, munidos apenas com o passaporte eletrónico utilizando (para o reconhecimento facial) a imagem que se encontra armazenada no chip e comparando-a com a imagem obtida do passageiro – no momento.
O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, que inaugurou e visitou a Segurex 2013, afirmou que a nova área do aeroporto de Lisboa vai ser essencial para colocar os novos portões com o sistema Rapid passando assim a existir, como escreve a agência Lusa, um aumento da capacidade de resposta.
Na Segurex, certame que se realiza de dois em dois anos, estão reunidas as entidades e empresas ligadas ao setor da proteção civil e da segurança.
O Ministério da Administração Interna marca presença na Segurex 2013 com um conjunto de atividades de formação e informação sobre a GNR, a PSP, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, o SEF, a Autoridade Nacional Segurança Rodoviária e a Empresa de Meios Aéreos.
Em paralelo, decorre, também na FIL, o 1.º Fórum da Construção, Imobiliário e Segurança para a Lusofonia.»

artigo publicado na página de internet “Tvi24
(7 Maio 2013)

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«O Aeroporto de Beijing conta, desde sábado (19), com um sistema que permite a cidadãos chineses detentores de passaporte electrónico proceder ao controlo fronteiriço de forma independente, numa ...