pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Fiscalização nos aeroportos será possível com o cartão do cidadão

Sistema RAPID
aeroporto quadro informativo

«A fiscalização automática dos passageiros nos aeroportos através do cartão do cidadão vai ser possível com a nova versão do sistema Rapid, uma novidade divulgada nesta terça-feira no Salão Internacional de Segurança e Proteção (Segurex 2013).
Até agora, este sistema, a funcionar em todos os aeroportos portugueses, apenas permitia o controlo dos passageiros através do passaporte eletrónico.
Na Segurex 2013, que abriu nesta terça-feira, na Feira Internacional de Lisboa, e vai decorrer até sábado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) apresenta a última geração do RAPID, sistema de controlo de entrada de pessoas nos aeroportos internacionais.
Segundo o SEF, a nova versão do Rapid vai entrar em funcionamento no aeroporto de Lisboa, em julho, e foi desenvolvida para integrar o cartão do cidadão português, podendo ser usada pelos passageiros que viajam dentro do espaço Schengen.
O sistema Rapid, concebido pelo SEF, foi o primeiro do mundo a permitir o controlo automatizado de passageiros, munidos apenas com o passaporte eletrónico utilizando (para o reconhecimento facial) a imagem que se encontra armazenada no chip e comparando-a com a imagem obtida do passageiro – no momento.
O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, que inaugurou e visitou a Segurex 2013, afirmou que a nova área do aeroporto de Lisboa vai ser essencial para colocar os novos portões com o sistema Rapid passando assim a existir, como escreve a agência Lusa, um aumento da capacidade de resposta.
Na Segurex, certame que se realiza de dois em dois anos, estão reunidas as entidades e empresas ligadas ao setor da proteção civil e da segurança.
O Ministério da Administração Interna marca presença na Segurex 2013 com um conjunto de atividades de formação e informação sobre a GNR, a PSP, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, o SEF, a Autoridade Nacional Segurança Rodoviária e a Empresa de Meios Aéreos.
Em paralelo, decorre, também na FIL, o 1.º Fórum da Construção, Imobiliário e Segurança para a Lusofonia.»

artigo publicado na página de internet “Tvi24”
(7 Maio 2013)

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«Se passar pelo aeroporto de Lisboa este mês poderá experimentar o futuro do controlo de fronteiras para sair da União Europeia. Em vez de ficar na fila para mostrar o passaporte, os viajantes podem ...