pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Formação em planeamento e engenharia de aeroportos

Organizado pela ANA - Aeroportos

«A ANA – Aeroportos vai possibilitar a obtenção de um diploma de especialização em planeamento e engenharia de aeroportos, que terá início a 2 de Maio de 2011 e terá uma duração total de 25 semanas, até 23 de Dezembro deste ano. O objectivo principal é proporcionar um conhecimento transversal dos aspectos técnicos e tecnológicos relacionados com a concepção, planeamento, projecto, construção e manutenção das infra-estruturas aeroportuárias.
O Diploma de Especialização destina-se a engenheiros, engenheiros técnicos, arquitectos e arquitectos paisagistas, além de licenciados em Economia e outras ciências humanas. O público-alvo é constituído por gestores aeroportuários, directores de aeródromos, autoridades aeronáuticas, técnicos de navegação aérea, quadros das autarquia e das comissões de coordenação regional, técnicos da protecção civil, consultores, projectistas, construtores, concessionários de infra-estruturas de transportes e outros profissionais interessados em aprofundar os seus conhecimentos nesta área de actividade.
O curso organiza-se em dois módulos, correspondendo a duas áreas temáticas complementares mas autónomas – “Concepção e Planeamento”, e “Projecto, Construção e Manutenção”. Podem candidatar-se diplomados em cursos superiores de Engenharia, Arquitectura, Economia, Gestão ou outros domínios relacionados com as áreas temáticas do curso e com experiência profissional relevante.
A frequência do curso pode efectuar-se mediante a inscrição em ambos os módulos ou apenas num deles. Cada área temática compreende dez a doze disciplinas, com cargas horárias variáveis, de oito a dez horas, dependendo da respectiva especificidade. As disciplinas serão maioritariamente leccionadas por Especialistas e Técnicos Seniores da ANA-Aeroportos de Portugal.
O prazo para recepção de candidaturas decorre até 31 de Março de 2011. »

Carlos Moura, artigo publicado na página de internet “Transportes em Revista”
(21 Fevereiro 2011)

PLANEAMENTO E ENGENHARIA DE AEROPORTOS

Objectivos
O Diploma de Especialização em Planeamento e Engenharia de Aeroportos tem por objectivo principal proporcionar um conhecimento transversal dos aspectos técnicos e tecnológicos relacionados com a concepção, o planeamento, o projecto, a construção e a manutenção das infra-estruturas aeroportuárias.
Num primeiro momento serão abordadas as questões conceptuais e práticas associadas ao planeamento dos aeroportos: do site selection ao master plan, passando pelas previsões de tráfego, pelo dimensionamento das infra-estruturas, pelos Layouts, pelas acessibilidades, pelo ambiente e ordenamento do território.
Os conteúdos serão desenvolvidos de modo a proporcionar um bom conhecimento da regulamentação vigente e um conjunto de aplicações práticas adequadas ao exercício profissional dos ensinamentos transmitidos.
Em sequência serão tratados os aspectos de projecto, construção e manutenção das principais infra-estruturas aeroportuárias: as áreas de movimento, as áreas de estacionamento e os edifícios terminais; as instalações técnicas; as disposições construtivas e de segurança operacional; o controlo do estado e os trabalhos de conservação das infra-estruturas.
Os conteúdos serão desenvolvidos de modo a caracterizar devidamente os standards aplicáveis e a transferir conhecimentos ao nível das melhores práticas.

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

O primeiro dos seminários da Airport Infra Expo, nos dias 24 e 25 de março de 2015, abordará especificamente o segmento Gestão de Aeroportos. ...