pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Governo espanhol processa Spanair

«O Governo espanhol anunciou hoje que interpôs uma ação judicial contra a companhia aérea Spanair, por alegada violação das regras da aviação ao ter suspendido inesperadamente a operação, podendo ser multada em nove milhões de euros.
De acordo com a ministra do Desenvolvimento, Ana Pastor, citada pela Associated Press, a Spanair pode sofrer sanções, que podem atingir os nove milhões de euros, por duas “graves infrações” à legislação sobre segurança na aviação.
Mais de 22 mil pessoas serão afetadas este fim de semana pela cessação de atividade da companhia aérea Spanair, anunciada na sexta-feira, que obrigará ao cancelamento de 220 voos entre sábado e domingo, noticia a agência EFE.
Segundo fontes contactadas pela agência espanhola, os cancelamentos afetarão 22.773 pessoas.
As fontes asseguraram que todos os balcões da empresa nos aeroportos estarão abertos para receber as reclamações dos passageiros e adiantou que a companhia está a tratar de recolocar os afetados em voos de outras companhias, mas os passageiros queixam-se de que os preços são mais elevados do que inicialmente anunciado.
Má notícia para a Catalunha
A companhia tinha previstos 91 voos para hoje e 129 no domingo e o número de passageiros afetados é de 8.697 hoje e 14.076 no domingo.
Também o conselheiro do Interior da Catalunha, Felip Puig, reconheceu hoje que a crise da Spanair “não é uma boa notícia” para o modelo de gestão aeroportuário que foi aprovado pelo governo catalão.
Horas depois da suspensão dos voos da Spanair, Puig lamentou a situação em que encontra a segunda maior companhia aérea espanhola, porque cria “intranquilidade” e representa uma notícia negativa para a Catalunha.
Puig recordou que a Spanair tentou ser um operador de referência para projetar o aeroporto de El Prat como um “hub [plataforma] internacional”.
O conselheiro justificou que o governo terminou as ajudas à Spanair porque este fluxo de recursos não podia continuar se não estivesse garantida a “viabilidade económica da operação”.
A administração da Spanair anunciou na sexta-feira o cancelamento dos voos da companhia devido a dificuldades financeiras.»

artigo publicado na página de internet “Exame Expresso”
(28 Janeiro 2012)

 

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (129º de 779 artigos)
nw-Sata_Int

«A TAP vai cancelar os voos de e para os Açores na sexta-feira e no domingo devido à greve do operador de ‘handling’ nos aeroportos açorianos e realizar voos extraordinários no sábado e ...