pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Groundforce – A Urbanos vai manter os 2 mil trabalhadores

Urbanos_1

«A Urbanos vai apostar na racionalização de meios e na criação de sinergias para “estancar os resultados negativos” da Groundforce, disse à Lusa o presidente do grupo de logística, que garantiu a manutenção dos dois mil trabalhadores efetivos.
A Autoridade da Concorrência (AdC) validou na quarta-feira o acordo de princípio assinado em dezembro que previa a venda da maioria (50,1 por cento) do capital social da empresa de assistência nos aeroportos (´handling’) Groundforce, detido pela TAP, ao Grupo Urbanos.
Para o negócio ficar concluído falta agora o aval do Governo.
O presidente do Grupo Urbanos, Alfredo Casimiro, disse hoje à Lusa que espera conhecer a posição do Governo sobre o negócio “nos próximos dias” para que possa pôr em marcha a sua estratégia para “estancar os resultados negativos” que a Groundforce tem apresentado nos últimos anos.
A estratégia do grupo de logística assenta, segundo Alfredo Casimiro, numa “maior racionalização dos meios disponíveis, nomeadamente do equipamento, na aplicação do novo Acordo de Empresa (AE) e na criação de maiores sinergias com os clientes”.
O presidente da Urbanos acredita que será possível voltar a haver “paz social” na Groundforce e garante a manutenção dos dois mil trabalhadores efetivos da empresa.
“A Groundforce tem atualmente cerca de 2.650 trabalhadores, sendo 650 contratados ou a prazo. Sobre os dois mil trabalhadores efetivos, não há qualquer perigo de vir a haver despedimentos”, afirmou Alfredo Casimiro, admitindo, contudo, uma redução no recurso ao trabalho temporário, que “apenas se justifica em períodos de pico” de atividade.
Regressar à operação no aeroporto de Faro “não é a prioridade” do grupo de logística.
“Faro não é a nossa prioridade, a nossa prioridade são os aeroportos onde já estamos”, ou seja, Lisboa, Porto, Porto Santo e Funchal, disse o presidente da Urbanos.
A Groundforce encerrou em 2010 a sua base no aeroporto de Faro da Groundforce, o que teve como consequência o despedimento de 336 trabalhadores.
Alfredo Casimiro salientou ainda que a nova gestão da Groundforce “começa já, mas o projeto a longo prazo só terá início no dia em que o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC, regulador do setor) atribuir a licença de operação à empresa de ‘handling’.
“Acreditamos fortemente que temos todas as condições para sermos os escolhidos. Temos experiência no mercado português e somos uma empresa robusta”, justificou.
A licença de operação da Groundforce caducou no final de dezembro e a empresa aguarda agora que seja conhecido o resultado do concurso lançado pelo INAC.»

artigo publicado na página de internet “Diario Digital
(26 Janeiro 2012)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«Após uma inversão histórica do ciclo de prejuízos, a Urbanos prepara-se para fazer uma proposta de compra pela Groundforce, operadora de handling cujo capital divide com a TAP. O grupo de logística, ...