pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Groundforce – Governo atrasa venda

Urbanos novo accionista maioritário
nw-Groundforce

«O negócio ficou fechado a 5 de Dezembro, com um acordo que fez da Urbanos o novo accionista maioritário da operadora de handling da TAP. Para fechar a venda, que colocava um ponto final numa trama que se prolongou por vários meses e que ameaçava pôr em risco mais de 2000 postos de trabalho, faltava o aval do Governo. Três meses depois, ainda não há luz verde. Antes de dar autorização, o Ministério das Finanças decidiu auscultar Bruxelas.
Neste espaço de tempo, vários passos foram dados para efectivar a compra. A Autoridade da Concorrência (AdC) pronunciou-se favoravelmente em relação ao negócio no final de Janeiro. A Urbanos e os sindicatos da Groundforce negociaram a revisão do Acordo de Empresa. E estava previsto que o novo conselho de administração da operadora de handling, liderado por Carlos Paz, tomasse posse no início de Fevereiro.
Porém, este último passo teve de ser adiado, porque a autorização oficial do Governo não chegou a concretizar-se. O PÚBLICO apurou que o Ministério da Economia já terá dado o seu aval, mas o mesmo não se passou com o Ministério das Finanças. Contactada pelo PÚBLICO, esta tutela confirmou que o processo está ainda em fase de análise, tendo sido pedido o apoio de Bruxelas.
“Há uma consulta informal à Direcção-Geral da Concorrência [da Comissão Europeia] sobre este negócio”, afirmou fonte oficial, acrescentando que “se trata de algo perfeitamente normal fazer-se no âmbito das privatizações”. Ao PÚBLICO, a Direcção-Geral informou que “não recebeu nenhum processo relativo à compra da Groundforce”.
Em reacção à informação prestada por Bruxelas e questionada sobre o significado de uma “consulta informal”, a tutela respondeu que consiste em “pedir a especialistas na matéria para darem a opinião sobre o assunto”. O Ministério das Finanças referiu ainda que “é conveniente fazê-lo para saber se há questões nos processos que tenham de ser tratadas”.
A TAP, que continua ainda a deter 100% da Groundforce, não quis comentar o tema. Já Alfredo Casimiro, fundador e presidente do conselho de administração da Urbanos, lamentou a ausência de uma decisão. “É pena que a empresa esteja nesta situação, quando já poderia estar a ser gerida e viabilizada”, disse. Apesar de considerar que “as coisas públicas têm de ser escrutinadas”, alertou para a necessidade de “haver uma posição o mais célere possível”.
O empresário tem como meta reequilibrar as contas da operadora de handling ainda em 2012, depois de vários anos a acumular prejuízos. No entanto, teme que esses objectivos possam estar em risco. “Se até ao final do mês o negócio se concretizar, é possível cumprir os objectivos. Caso contrário, há um risco de adiamento.”
Já o Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA) acusou o Governo de “irresponsabilidade”. O presidente, André Teives, disse ao PÚBLICO que considera “inadmissível que o processo de tenha desenvolvido em todas as vertentes mais complexas e que continue ainda a faltar uma assinatura do Governo”. Com o novo Acordo de Empresa em stand by, a aguardar pela chegada do novo dono, “este atraso monstruoso pode pôr tudo em causa”, referiu, sublinhando que “os trabalhadores cumpriram a sua parte”.
Tal como havia pressão para vender, continua a haver pressão para fechar o negócio. É que o Instituto Nacional da Aviação Civil tem em marcha o concurso para atribuição de licenças de handling e a Groundforce só poderá ganhá-lo se tiver a maioria do capital nas mãos de privados e um rácio de 15% de capitais próprios positivos. Caso não vença, ficam em risco os 2000 trabalhadores que actualmente emprega.
Três meses depois do acordo que permitiu à operadora respirar de alívio, a trama continua. Chegou a ter uma gestão dividida entre os espanhóis da Globalia e a TAP e depois ficou parqueada na Europartners, por imposição da AdC. Uma solução apenas temporária, já que o regulador obrigou a transportadora aérea a desfazer-se do controlo da empresa por questões de concorrência. Em 2011, esteve prestes a ser vendida aos belgas da Aviapartner, mas as negociações caíram por terra. E agora espera por luz verde para ficar definitivamente nas mãos da Urbanos.»

Raquel Almeida Correia, artigo publicado no jornal “Público
(5 Março 2012)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (286º de 779 artigos)
Urbanos_1

«A TAP acertou a venda de 50,1% da operadora de handling Groundforce à Urbanos em Dezembro, mas teve de esperar seis meses para obter luz verde do Ministério das Finanças. ...