pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Groundforce – Governo mostra-se favorável à venda ao grupo Urbanos

Urbanos_1

«O Governo deverá aprovar a venda da maioria do capital social da empresa de assistência nos aeroportos Groundforce, detida pela TAP, ao Grupo Urbanos, disse hoje o secretário de Estado dos Transportes.
A decisão do Governo sobre o negócio “será provavelmente uma decisão favorável”, afirmou Sérgio Monteiro, em declarações aos jornalistas, no final de uma audição na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas.
Sérgio Monteiro disse, no entanto, que ainda não existe um despacho do Governo a oficializar a decisão. A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou, na semana passada, ter validado os contratos para a venda de 50,1% da operadora de handling à Urbanos, com quem a TAP (detentora da Groundforce) celebrara um acordo de princípio para a aquisição da maioria do capital da empresa.
Conhecido o parecer da Autoridade da Concorrência, a concretização do negócio depende agora da avaliação do Governo, faltando também a garantia de que a empresa terá licenças para operar. A Urbanos, liderada por Alfredo Casimiro, espera que, depois de anos de prejuízos, a Groundforce chegará aos lucros em 2013.
Falando aos jornalistas no Parlamento, o secretário de Estado dos Transportes referiu-se ainda aos cortes salariais da TAP, afirmando que o Governo ainda não tomou qualquer decisão sobre o pedido de excepção apresentado pela transportadora.
“Não há qualquer decisão tomada nessa matéria”, afirmou no final de uma audição na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas. “As decisões que são conhecidas são transversais a todo o Sector Empresarial do Estado (SEE)”, acrescentou, referindo que “neste momento” a TAP está vinculada a essas obrigações.»

Lusa, artigo publicado no jornal “Público
(2 Fevereiro 2012)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (286º de 779 artigos)
Urbanos_1

«A TAP acertou a venda de 50,1% da operadora de handling Groundforce à Urbanos em Dezembro, mas teve de esperar seis meses para obter luz verde do Ministério das Finanças. ...