pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

INAC, I.P. publica Estatísticas de Tráfego do Quarto Trimestre de 2011

nw-INAC

«O INAC, I.P. publica o décimo segundo boletim estatístico trimestral, referente ao período de 1 de outubro a 31 de dezembro de 2011. Este Boletim continua a série iniciada em 2009 e contém informação relativa aos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada.

A tendência mais ou menos generalizada de crescimento do tráfego verificado nos aeroportos nacionais durante o ano de 2011 inverteu-se no quarto trimestre, no que ao número de movimentos diz respeito. Na realidade, o total de movimentos decresceu aproximadamente 2,7% no conjunto das infraestruturas aeroportuárias nacionais face a igual período de 2010, bem assim como em todos os principais aeroportos, com variações homólogas negativas compreendidas entre os 1,4% em Lisboa e os 8,6% no Funchal.
O comportamento do tráfego em número de passageiros e em termos homólogos manteve a tendência de crescimento, apesar de menos acentuada e menos generalizada quando comparada com os trimestres anteriores. Em termos globais, o tráfego de passageiros cresceu aproximadamente 1,4%, com o contributo dos aeroportos de Lisboa e Porto, cujas variações homólogas atingiram, respetivamente, 1,8% e 2,6%. Já os restantes principais aeroportos apresentaram variações homólogas negativas, com destaque para o aeroporto do Funchal, que apresentou uma quebra de aproximadamente 7% no total de passageiros transportados.
O tráfego internacional regular (passageiros) cresceu em termos absolutos cerca de 4%, não tendo apresentado qualquer variação no que concerne a movimentos. Os mercados Schengen (não considerando Portugal) e UE não Schengen contribuíram para este aumento, com variações homólogas de 10% e 1%, respetivamente. O tráfego para os países terceiros cresceu cerca de 3%.
No espaço Schengen, os principais mercados também cresceram, mas de forma mais ténue. As ligações ao mercado alemão cresceram 6%, ao mercado francês 4% e ao mercado espanhol apenas 1%. No mercado UE não Schengen sublinha-se, ainda, a variação homóloga de 2,7% registada nas ligações a Inglaterra e fora deste destaca-se igualmente a duplicação da procura nos mercados angolano e canadiano, que compensou o decréscimo de 4% do total de passageiros transportados nas ligações ao principal mercado dos países terceiros – Brasil.
O tráfego doméstico de passageiros manteve a tendência decrescente verificada ao longo do ano, apresentando taxas de variação homólogas negativas ainda mais acentuadas. O número de movimentos caiu 7% e o total de passageiros aproximadamente 9%, em virtude da redução do tráfego no interior das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, mas também, em boa parte, do facto da SATA Internacional ter deixado de operar a rota Lisboa/Funchal a partir de novembro.
Relativamente às operadoras que iniciaram ou cancelaram a sua atividade no quarto trimestre de 2011, comparativamente com o período homólogo de 2010, continuam a destacar-se as operações não regulares de transporte de carga da Agroar na rota Lisboa/Funchal, iniciadas em agosto, bem como as operações regulares da United Airlines para Newark iniciadas em dezembro. No aeroporto de Faro, o destaque vai para as operações regulares da transportadora Ba City Flyer para vários aeroportos de Londres, já operadas desde junho e ainda para as operações da low cost NIKI para Viena e Jerez de la Frontera. A saída com maior expressão ocorreu nos voos não regulares, designadamente na rota Lisboa/Antalya operada Sky Airlines.»

artigo publicado no boletim “Inac”
(31 Janeiro 2012)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

No terceiro trimestre de 2016, o transporte aéreo em Portugal manteve a toada de crescimento comparativamente com o período homólogo. O número de movimentos realizados no conjunto dos aeroportos nacionais ...