pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

INAC, I.P. publica Estatísticas de Tráfego referentes ao quarto trimestre de 2012

Síntese do boletim estatístico trimestral, referente ao período de 1 de outubro a 31 de dezembro de 2012 publicado pelo INAC
No último trimestre de 2012, a variação homóloga do número de movimentos realizados no conjunto das infraestruturas aeroportuárias nacionais continuou a apresentar valores negativos. No entanto, a análise por infraestrutura revela que tal quebra foi justificada pelo decréscimo de aproximadamente 6% do número de movimentos operados no aeroporto do Porto.
O tráfego de passageiros cresceu 3,7%, com destaque para o aeroporto de Lisboa (5%), seguido da Madeira (2,3%) e de Faro (1,8%). Apenas no aeroporto de Ponta Delgada se verificou um pequeno decréscimo homólogo.
O crescimento do total de passageiros transportados continua a ser impulsionado pelo segmento internacional regular, que apresentou uma variação homóloga de 4,5%, não acompanhada pelo crescimento proporcional do número de serviços realizados, concluindo-se, assim, que as companhias aéreas têm vindo a incrementar os coeficientes de ocupação médios por rotação.
Já no segmento doméstico, o acréscimo do número de movimentos realizados, face a igual período de 2011, não foi correspondido pela procura, que diminuiu cerca de 1%.
Apesar de representarem apenas 15% do tráfego de e para Portugal, os destinos para países terceiros apresentaram, globalmente, as maiores taxas de crescimento homólogo (8%). As ligações aos mercados Schengen e UE não Schengen também cresceram cerca de 3%. Uma análise de mercados destaca as ligações à Dinamarca (32%), Turquia (42%), Irlanda (22%), Canadá (20%) e Holanda (15%).

Parte: 1 2

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

O segundo trimestre do ano de 2018 deu continuidade à evolução positiva registada ao longo do ano anterior no segmento do transporte aéreo nacional. O conjunto dos principais aeroportos nacionais voltaram a ...