pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Japan Airlines e Airbus celebram acordo histórico

«A Airbus e Japan Airlines (JAL) anunciaram nesta segunda-feira um acordo para a aquisição de 31 aeronaves, num negócio estimado em 9500 milhões de dólares (perto de 6997 milhões de euros). O Director Executivo da Airbus, Fabrice Bregier, informou em conferência de imprensa, citado pela Bloomberg, que a entrega dos 18 aviões A350-900 e 13 A350-1000s começará em 2019 e será distribuída ao longo de seis anos.
O Financial Times escreve que este é um duro golpe para a Boeing, responsável, até agora, pelo fabrico de 78% da frota de 214 aparelhos da companhia aérea nipónica.
A Japan Airlines fica ainda com a opção de compra de mais 25 aeronaves. O mesmo jornal lembra que este é o segundo revés, nas últimas semanas, para a americana Boeing, depois de a Coreia do Sul ter adiado uma decisão sobre a encomenda de uma nova frota de caças, negócio que chegaria aos 8 mil milhões de dólares.
A Boeing é o maior fornecedor da All Nipon Airways, a principal concorrente da JAL, tendo fabricado 81% da sua frota. A escolha da companhia europeia segue-se depois de terem sido detectados problemas nas baterias do Boeing 787 Dreamliner e as entregas adiadas. No entanto, o presidente da JAL Yoshiaru Ueki, citado pelo Wall Street Journal, já negou que tal tenha pesado na opção pela Airbus.
Para a Airbus, este negócio resulta no reforço da posição asiática, depois de ter garantido acordos de 13 mil milhões de dólares com duas companhias chinesas, uma operadora vietnamita e com uma empresa sedeada em Singapura. Estima-se que este continente seja a principal fonte de encomendas da indústria aeronáutica durante as duas décadas seguintes.»

Camilo Soldado, artigo publicado no jornal “Público
(7 Outubro 2013)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (74º de 779 artigos)
nw-Airbus

«A fabricante de aviões europeia Airbus fechou acordos para mais cerca de 90 aviões nesta terça-feira, elevando o total de encomendas e compromissos feitos durante a Paris Airshow para 466 aviões ...