pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Lisboa representa para a EasyJet 2,8% do total de passageiros

«O Aeroporto de Lisboa, que a low cost easyJet anunciou hoje será a sua primeira base em Portugal e a segunda Península Ibérica, depois de Madrid, representou 2,81% do total de passageiros transportados pela companhia nos nove meses de Janeiro a Setembro deste ano, ligeiramente acima do período homólogo de 2009 (2,74%).
De acordo com os dados de tráfego da low cost e do Aeroporto de Lisboa a que o PressTUR teve acesso, a easyJet transportou de e para Lisboa até ao fim de Setembro um total de 1,063 milhões passageiros, mais 10,4% ou mais praticamente cem mil que há um ano.
A companhia tem, nesse período, um total de 37,784 milhões de passageiros transportados, mais 7,6% ou mais 2,676 milhões que em 2009.
A easyJet cresceu, assim, a um ritmo mais forte em Lisboa que no conjunto das suas rotas (mais 2,8 pontos) e o contributo das ligações à capital portuguesa para o crescimento da sua rede foi de 3,7%.
Os dados a que o PressTUR teve acesso indicam que Portugal, incluindo também o tráfego transportado pela easyJet de e para Faro, Porto e Funchal, representa 7,32% do total de passageiros da low cost, num total de 2,766 milhões (sem descontar os passageiros transportados entre Lisboa e o Funchal, que figuram nos dois aeroportos).
Há um ano, as rotas portuguesas representavam 7,03%.A evolução dá-se porque o crescimento médio dos voos da easyJet de e para aeroportos portugueses está em 12,1%, o que equivale a mais quase 300 mil, puxado pelo aumento em 58,3% ou 183 mil passageiros nas ligações com o Porto.
A easyJet transportou de e para o Porto 496,4 mil passageiros nos primeiros nove meses deste ano, pelo que o Porto passou de 0,89% do total de passageiros da low cost de Janeiro a Setembro de 2009 para 1,31% este ano.A contribuição do Porto para o crescimento do tráfego em todas as linhas da easyJet foi de 6,8%.
A penalizar a média de crescimento da easyJet em Portugal estiveram as linhas de e para Faro, que até 2008 foi o seu primeiro aeroporto em Portugal e o único onde era líder, posição que este ano perdeu para a Ryanair.
A easyJet transportou de Janeiro a Setembro 942,6 mil passageiros de e para Faro, menos 0,3% que no período homólogo de 2009, pelo que o Algarve baixou a participação no tráfego total da low cost, de 2,69% para 2,49%.
O Funchal, que é o mais recente aeroporto português na rede da easyJet, é também o mais pequeno e o único onde tem uma linha doméstica (com Lisboa), que fontes do mercado dizem ao PressTUR representar grande parte do seu tráfego.
De Janeiro a Setembro, a easyJet transportou 264,77 mil passageiros de e para o Funchal, mais 7,7% ou mais 19 mil que há um ano.
A participação do Funchal no tráfego total da easyJet manteve-se, assim, estável, em 0,7% do total de passageiros da low cost.
De acordo com estes dados, Lisboa foi o maior aeroporto português para a easyJet, concentrando 38,4% do total de passageiros transportados pela low cost de e para Portugal nos nove meses de Janeiro a Setembro.Porém, apenas o Porto reforçou a sua participação relativamente ao ano passado, em 5,24 pontos, para 17,9% dos passageiros nas linhas portuguesas da easyJet.O Funchal foi o que menos baixou a participação, em 0,39 pontos, para 9,6%, depois foi Lisboa, em 0,61 pontos, e Faro baixou 4,24 pontos, para 34,1%.»

artigo publicado na página de internet “Presstur”
(18 Outubro 2010)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

No terceiro trimestre de 2016, o transporte aéreo em Portugal manteve a toada de crescimento comparativamente com o período homólogo. O número de movimentos realizados no conjunto dos aeroportos nacionais ...