pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Londres – Aeroporto de Stansted está à venda

«A espanhola Ferrovial e os seus sócios da BAA colocaram à venda o aeroporto de Stansted, adiantando-se à venda dos aeroportos do Brasil, Espanha e Portugal, noticiou hoje o “Cinco Dias”.
Já não é de hoje a intenção de desinvestimento da Ferrovial. Agora a empresa espanhola em conjunto com os seus parceiros da BAA (Qatar Holding, GIC, Alinda e Britannia Airport) estão disponiveis para alienar o aeroporto de Stansted, a terceira infra-estrutura de Londres e a quarta do Reino Unido em número de passageiros.
O jornal espanhol refere que esta venda irá suscitar interesse dos investidores, numa altura em que os “olhos” estavam postos nas operações de venda dos aeroportos em Portugal, com a privatização da ANA, dos aeroportos do Brasil e da privatização da Aena.
A Comissão Europeia, através da Concorrência, havia obrigado a BAA a alienar os aeroportos de Stansted e de Gatwick e mais um aeroporto na Escócia, para evitar uma posição dominante no mercado. Com esta venda, a BAA e a Ferrovial dão mais um passo para pôr fim à disputa.
Em Dezembro de 2009, a BAA colocou à venda Gatwick por 1.510 milhões de libras (1.657 milhões de euros) e tinha-se recusado a vender Stansted.
A BAA já está em negociações com a Merrill Lynch, Morgan Stanley e Deutsche Bank para articular a venda do aeroporto, segundo refere a Reuters.
O jornal espanhol refere que é previsível um encaixe de 1.275 milhões de libras (1.625 milhões de euros). Quanto aos potenciais interessados, o Manchester Airports Group tem feito alguma pressão para que a BAA seja obrigada a vender o já citado aeroporto.
Em 2011, aquele aeroporto movimentou um total de 18 milhões de passageiros.»

Ana Torres Pereira, artigo publicado na página de internet “Negócios Online”
(21 Agosto 2012)

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«O grupo espanhol, em parceria com o fundo australiano Macquarie, comprou os terminais aeroportuários de Aberdeen, Glasgow e Southampton no valor de mais de 1,3 mil milhões de euros. A Ferrovial, ...