pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Madeira – Aeroporto do Funchal e Porto Santo com crescimento positivo em 2011

nw-Madeira

«À semelhança do que aconteceu com o movimento de passageiros nos portos, os aeroportos da Madeira e do Porto Santo, em conjunto, encerraram o ano de 2011 com um crescimento muito positivo. Foram mais 81.111 passageiros transportados de e para as duas infra-estruturas da Região Autónoma. Um aumento de 3,5% no número de passageiros que, por outro lado, não coincide com o movimento de aeronaves, que decresceu 3,6%, ou seja, menos 902 aterragens/descolagens do que no ano transato, segundo informação da concessionária ANAM, divulgada hoje. “No que diz respeito ao comportamento dos mercados, França foi o mercado que mais se destacou pela positiva”, realça.
“Mais 77.856 passageiros transportados no Aeroporto da Madeira e mais 3.255 no Aeroporto do Porto Santo, é assim que a ANAM, SA encerra o ano de 2011”, assinala em comunicado emitido ontem. “Foram transportados no Aeroporto da Madeira 2.311.380 passageiros (2.233.524 em 2010) e 106.592 no Aeroporto do Porto Santo (103.337 em 2010). De sentido inverso foi o resultado dos movimentos operados nos Aeroportos da Madeira. Menos 748 aeronaves na Madeira e menos 154 no Porto Santo.
A ocupação média das aeronaves que operaram no Aeroporto da Madeira subiu 5,8%, passando de 71,2% para 77%, o que demonstra algum reequilíbrio do mercado entre a oferta e a procura.
Já no que toca aos principais mercados emissores para o Aeroporto da Madeira, “assinala-se pela positiva o extenso número de mercados com crescimento de passageiros, entre os quais se destacam, a França (+62,1%), o Reino Unido (+12,4%) e a Alemanha (+6,1%), pelo seu peso em termos turísticos para a Região Autónoma da Madeira”, salienta o comunicado. “Em termos do número de passageiros transportados a França, por exemplo, cresceu 44.785 passageiros e o Reino Unido 50.645. Destes dois mercados, faz-se uma referência especial aos bons resultados obtidos pela companhia aérea Aigle Azur e Jet2.com, respetivamente”.
De outros países há também bons resultados em termos do crescimento do número de passageiros, “como é o caso da Holanda (+14.3%), a Espanha (+18,3%), a Finlândia (+12,2%), a Áustria (+22,5%), a Bélgica (+25,3%), a Polónia (+9,8%), a Noruega (+18,2%), a República Checa (+92,6%) e a Rússia (+9.128%)”, enumera a ANAM.
No entanto, o mercado nacional “tem vindo a registar um decréscimo constante e penalizador para os resultados dos Aeroportos da Madeira”, realça. “Assim, o ano encerrou com uma quebra do número de passageiros no Aeroporto da Madeira e oriundos do mercado nacional da ordem dos( 4,4%) ou seja, menos 51.501 passageiros do que em 2010. Este decréscimo resulta exclusivamente da rota de Lisboa (-6,3%), cujo resultado acaba por ser, em parte, compensado, pelas rotas do Porto (+5,1%) e de Ponta Delgada (+3,0%).”
Uma situação, garantem que se deve “à redução de 10,7% dos movimentos a partir de Portugal Continental em consequência da saída da Sata da rota de Lisboa e de ligeiros decréscimos no número de movimentos por parte da Easyjet e da TAP. No caso do Porto, a operação da Transavia tem o seu sucesso confirmado.”
“Outros decréscimos, com menor impacto, foram sentidos no mercado dinamarquês, em resultado da saída da companhia aérea SAS da rota de Copenhaga e alguma redução do número de movimentos por parte da Thomas Cook Scandinavian”, frisa ainda. “Também na Suécia, a saída da Sata durante o período de Verão na rota de Estocolmo, deixou os resultados finais do ano negativos, o mesmo acontecendo na Suíça, mercado também servido pela Air Berlin, na rota de Zurique.”
Durante o Verão, as operações internacionais realizadas no Aeroporto do Porto Santo foram “decisivos para os resultados globais da ANAM naquela infraestrutura. “Itália manteve a sua operação, mas foram os mercados britânicos, polaco, belga e francês que fizeram a diferença”, conclui.»

Francisco José Cardoso, artigo publicado no jornal “Dnoticias”
(6 Janeiro 2012)

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

O terceiro trimestre de 2014 apresentou um crescimento homólogo de 6% no total de movimentos realizados no conjunto dos aeroportos nacionais. Os principais aeroportos acompanharam este crescimento, ...