pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Mercado angolano atrai os espanhóis

Experiência em aeroportos e navegação aérea
Cidade de Luanda

Experiência em aeroportos
A ministra do Fomento falou sobre os acordos no sector dos Transportes que, na sua opinião, vão permitir a Angola atingir um nível de excelência em matéria de operacionalização de portos e aeroportos. “São acordos em duas áreas muito importantes para Angola e também para a Espanha”, sublinhou.
No sector marítimo, Ana Pastor referiu que “foi estabelecido um acordo para troca de experiência e know how em matéria portuária, de eficiência dos portos e da segurança marítima, e como transformar os portos em verdadeiros núcleos logísticos, que é uma prioridade do Governo angolano”.
A ministra também falou de “uma nota verbal de acordo já com carácter definitivo, em matéria aeroportuária”, que vai permitir potenciar os aeroportos angolanos para que melhorem a eficácia operacional e formem o capital humano.
“A Espanha está a trabalhar com empresas líderes do sector em todo o sistema de controlo de tráfego aéreo, estamos a trabalhar também a nível da União Europeia no projecto do Selo Único e vamos trabalhar a partir de agora com Angola”, prometeu.

Apoios às empresas
Nos vários contactos que manteve desde que chegou a Angola, Ana Pastor pôde trocar impressões sobre possíveis apoios a empresas espanholas interessadas no mercado angolano. “Este país está a crescer e tem muitas oportunidades”, sublinhou.
Ao referir-se à conversa que teve com o ministro Augusto Tomás, afirmou que ficou a saber dos grandes projectos do sector dos Transportes, como o novo aeroporto, a reabertura das linhas de caminhos-de-ferro, e os grandes eixos de comunicação que vão ligar todas as regiões do país. “A Espanha está para colaborar e apoiar estes projectos”, rematou.

Consultas regulares
Angola e Espanha assinaram ontem, em Luanda, um memorando de estabelecimento de consultas e avaliação regular da cooperação bilateral e multilateral entre os dois países.
O documento foi assinado pelo ministro das Relações Exteriores, pela parte angolana, e o seu homólogo espanhol, José Manuel Garcia-Margallo. O ministro Georges Chikoti afirmou que, na sequência do memorando, Angola vai trabalhar e ajudar a Espanha na sua campanha para uma vaga no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
“O documento permite aos dois países trabalharem de forma afincada, sempre que necessário, em particular no âmbito das Nações Unidas, onde os dois estão representados”, disse o ministro em declarações à imprensa.
Georges Chikoti lembrou que o mundo vive hoje um momento particular em termos de conflitos, problemas internacionais e, também, nas relações de cooperação entre os dois países. “São assuntos de interesse para os dois países nos quais muitas vezes gostávamos de dar a nossa contribuição”, disse, para acrescentar que os dois ministérios vão poder consultar-se sempre que possível sobre várias matérias.
O ministro das Relações Exteriores de Espanha lembrou que os dois países cooperam há 35 anos de forma estreita e que os espanhóis seguem com “bastante interesse” os acontecimentos que têm ocorrido em Angola.
José Manuel Garcia-Margallo elogiou a estabilidade política que o país vive e o processo de reconstrução nacional. Afirmou que o memorando de entendimento vai permitir consultas regulares no campo político e económico.

Parte: 1 2 3

Artigos relacionados

Mais em Notícias (9º de 779 artigos)
Aeronaves

«A Brussels Airlines vai aumentar de dois para três o número de voos semanais entre Bruxelas e Luanda na sequência de um acordo assinado entre Angola e a Bélgica, informou transportadora aérea em ...