pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Mercado angolano atrai os espanhóis

Experiência em aeroportos e navegação aérea
Cidade de Luanda

Navegação aérea e marítima
Espanha vai ministrar nos próximos cinco anos cursos técnicos a quadros angolanos dos domínios da navegação aérea e marítima, no âmbito das relações de cooperação entre os dois países.
Ontem, o ministro dos Transportes, Augusto Tomás e a ministra espanhola para o Fomento, Ana Pastor, assinaram em Luanda o memorando de entendimento entre os dois países que, além da formação, inclui a transferência de tecnologia e equipamentos para os sectores aéreo e marítimo.
Em declarações à imprensa, Ana Pastor garantiu que o seu país pode continuar a prestar apoio a Angola nesta fase de reconstrução, principalmente no domínio tecnológico e de formação: “com esses acordos vamos intensificar as nossas relações para que Angola tenha quadros qualificados, principalmente no manuseamento de equipamentos aéreos e marítimos”.
O ministro dos Transportes, Augusto Tomás, disse que a aposta do Executivo é persistir no trabalho de melhoria da gestão dos aeroportos nacionais com pessoal qualificado e “Espanha pode dar um contributo nesse sentido”.
O nível de organização e gestão das empresas do ramo dos transportes no país tende a atingir a “excelência”. Daí, referiu o ministro dos Transportes, “a razão da parceria efectuada com a Espanha, principalmente no campo da formação dos recursos humanos”.
Augusto Tomás reafirmou que estas acções se enquadram no programa do Executivo para a modernização das infra-estruturas aeroportuárias a nível nacional. Pelo menos 14 das 18 províncias do país podem contar, até final deste ano, com aeroportos totalmente reabilitados, à altura das exigências dos passageiros.
No quadro do programa do Executivo para a modernização das infra-estruturas aeroportuárias a nível nacional foram até ao momento contempladas 11 províncias, num total de 14 aeroportos, incluindo o da Catumbela, o único de dimensão internacional, construído de raiz. Os outros foram construídos em Cabinda, Soyo e Mbanza Congo (Zaire), Malange, Ndalatando, Dundo (Lunda-Norte), Saurimo (Lunda-Sul), Huambo, Lubango (Huíla) e Benguela. A mesma intervenção, disse o ministro dos Transportes, Augusto Tomás, está a ser feita nos aeroportos de Ondjiva, na província do Cunene, e Cuito Cuanavale, na província do Kuando-Kubango.»

Kumuênho da Rosa, Edna Dala e Graciete Mayer|, artigo publicado no “Jornal de Angola”
(13 Dezembro 2012)

 

Parte: 1 2 3

Artigos relacionados

Mais em Notícias (9º de 779 artigos)
Aeronaves

«A Brussels Airlines vai aumentar de dois para três o número de voos semanais entre Bruxelas e Luanda na sequência de um acordo assinado entre Angola e a Bélgica, informou transportadora aérea em ...