pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Moçambique – Aeroportos com padrões internacionais

ICAO em Moçambique

«Os aeroportos moçambicanos são, a partir do próximo ano (2012), certificados de acordo com os padrões da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), o que confere mais garantias de segurança, regularidade e eficiência de todas as operações neles desenvolvidas.
A garantia do arranque da certificação daquelas importantes infra-estruturas foi dada recentemente em Maputo pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, que não adiantou o cronograma dos trabalhos, nem o prazo previsto para o seu fim.
Sabe-se que a intenção da ICAO abrange outros países da região austral de África, tais como Lesotho, Botswana e Suazilândia. Nesse sentido, aquela organização desdobra-se, desde o ano passado, em preparativos com vista à certificação dos aeroportos da região ainda não abrangidos, o que passa necessariamente pela aplicação da Convenção de Chicago sobre a matéria.
Peritos da área aeroportuária têm recebido, nessa esfera, desde há algum tempo, cursos e capacitações sobre as exigências plasmadas na convenção.
Entre as recomendações do documento regulador figura que todos os aeroportos usados pelo público devem reunir condições para a realização de operações dos aviões, bem como fornecer serviços e facilidades de navegação aérea de acordo com os padrões desenvolvidos e instituídos pela ICAO.
A elaboração do regulamento de certificação dos aeroportos, que deve iluminar todos os trabalhos nesse sentido a arrancarem já no próximo ano, pode contar com o financiamento do Banco Mundial (BM). Dados oficiais apontam para a existência de cerca de 300 unidades aeroportuárias civis e militares, entre as que figuram aeroportos internacionais e aeródromos.
O ministro Paulo Zucula disse que a certificação começa numa altura em que o país conta já com um novo terminal internacional de passageiros no Aeroporto de Maputo, onde decorrem obras de reconstrução da área doméstica, o aeródromo de Vilankulo totalmente remodelado e ampliado, para além de pistas melhoradas na Beira, Quelimane e Tete, locais que passaram a ter sistemas de aproximação e sinalização mais modernos e seguros.»

artigo publicado no “Jornal de Angola”
(1 Janeiro 2012)

 

 

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«O CRES (Certificado de Regularidade das Empresas de Serviços em Solo)  foi apresentado na Assembleia Geral da Organização de Aviação Civil Internacional – ICAO,  que se reúne uma vez a cada 3 ...