pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Moçambique – ICAO ajuda a cumprir regras de segurança aérea

LAM APROVADA
ICAO em Moçambique

«A ICAO International Civil Aviation Organization ou OACI Organização da Aviação Civil Internacional vai ajudar o país a resolver problemas de segurança aérea detectados na auditoria de 2010, que ditaram o banimento de todas as companhias aéreas moçambicanas no espaço europeu. Após a auditoria de Outubro próximo, os aviões das companhias nacionais poderão voltar ao velho continente
A ICAO vai assistir tecnicamente a indústria nacional de aviação civil. Para o efeito, o ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, e o secretário-geral da ICAO, Raymond Benjamin, assinaram um acordo, última segunda-feira, no Canadá, onde uma delegação nacional se encontra para uma visita de trabalho.
A ICAO vai ajudar o país a resolver problemas de segurança aérea detectados na auditoria de 2010, os quais ditaram a proibição de todas as companhias aéreas moçambicanas voarem para a Europa, pelo facto de o Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM) não cumprir com as regras de segurança na supervisão das operações aéreas.
Esta instituição internacional vai ainda preparar o IACM relativamente à missão de validação que escala o país em Setembro próximo, e assistir o país na auditoria de segurança a ter lugar em 2012.
A Comissão Europeia (CE) apontou a falta de um quadro legal que regule a actividade de aviação, a inexistência de supervisão das companhias aéreas, deficiências no processo de certificação dos operadores aéreos e o reduzido número de técnicos qualificados que trabalham na área de aviação civil em Moçambique como sendo os principais factores do banimento das companhias aéreas na Europa.
A ICAO foi a instituição que produziu o relatório usado pela CE para banir as companhias, um documento produzido em Janeiro de 2010. A delegação da ICAO que veio a Moçambique inspeccionou apenas o IACM, não tendo supervisionado as companhias aéreas (banidas) e as infraestruturais aeroportuárias.
Detectadas as irregularidades por parte da ICAO, Moçambique prometeu, na altura, que iria corrigir as anomalias até Setembro de 2011.

LAM APROVADA
A empresas Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) pode voltar a voar no espaço europeu a partir de Outubro próximo. Uma auditoria da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) realizada na primeira semana do mês em curso constatou que a LAM tem todos os requisitos de qualidade e de segurança para voar no espaço europeu. Na auditoria, foram avaliados 936 aspectos, todos relacionados com a segurança e qualidade dos serviços prestados.
A avaliação realizada demonstrou que a LAM é uma companhia que nas suas operações cumpre com os requisitos técnico-operacionais estabelecidos na Indústria de Aviação Civil, sendo, por isso, uma empresa segura e de confiança para os clientes.»

artigo publicado no jornal “O País”
(29 Junho 2011)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«O Instituto de Aviação Civil de Moçambique  (IACM) concedeu dia 27 o certificado operacional ao Aeroporto Internacional de Maputo que lhe assegura os padrões internacionalmente exigidos para ...