pista73.com

conteúdos de aviação comercial

Inicio

Notícias

Modelo de privatização da TAP deve garantir controlo do Estado

«Fernando Pinto diz que a privatização da TAP tem de garantir que a empresa continua a ser controlada pelo Estado.
O presidente da TAP acredita que existem várias formas possíveis para privatizar a TAP. Não fechando a porta a qualquer hipótese, o presidente da companhia aérea portuguesa diz que a venda do capital da empresa pode chegar aos 100% desde que “se mantenha um nível de controlo”. E Fernando Pinto explica que a privatização deve garantir que “esta empresa tem que ser controlada pelo Estado dentro do que podemos fazer em termos de controlo, em termos de estratégia”.
Relativamente ao modelo de privatização, Fernando Pinto diz que “não defendo nem uma nem outra [forma]. Tem que se ter flexibilidade para ver como se vai fazer, se é com um grupo [de companhias aéreas], um investidor, se com 49% é atractivo”, afirma o presidente da TAP.
Defendendo que a só a privatização permitirá recapitalizar a companhia aérea, Fernando Pinto diz que a venda pode chegar aos 100%: “Até aos 100% pode ser possível, desde que se mantenha um nível de controlo, com um acordo parassocial”.
Quanto a recapitalização, Fernando Pinto defende que nas condições actuais, só a privatização permite recapitalizar e valorizar” a companhia aérea.»

Hermínia Saraiva , artigo publicado no jornal “Económico
(30 Novembro 2010)

Artigos relacionados

Mais em Notícias (779º de 779 artigos)

«Fernando Pinto, presidente da TAP, confirmou que a companhia aérea portuguesa vai retomar os voos entre Lisboa e Bissau, capital da Guiné-Bissau, a partir de 26 de outubro. ...